NETDOMS E EMPREENDEDORES INSTITUCIONAIS: O CASO DOS FÓRUNS DE COMBATE À CORRUPÇÃO EM TRÊS ESTADOS DO NORDESTE BRASILEIRO

Antonio Carlos Andrade Ribeiro

Resumo


Neste artigo o tema dos empreendedores institucionais é abordado a partir da teoria dos netdoms de Harrison White. Aplica-se técnicas de Análise de Redes Sociais e Análise Fatorial para identificar os atores que acionaram a identidade de empreendedor institucional dos Fóruns de Combate à Corrupção em três Estados do nordeste brasileiro. Argumenta-se que a habilidade para empreender inovações é função de posições ocupadas em domínios de redes. Os resultados revelaram três subtipos empreendedores institucionais (formuladores, difusores e motivadores) que podem evoluir ao longo do tempo. Deste achado, concluí-se que inovações institucionais demandam a combinação de habilidades que estão distribuídas desigualmente no campo.


Palavras-chave


Empreendedor institucional; Inovação; Gênese organizacional; Redes interorganizacionais. Netdom.

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DOI: https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2021.v8n2.325

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