Diretrizes para Autores
Aderência:
O objetivo da RBEO, com periodicidade semestral, é apresentar textos com discussões teóricas e/ou relatos de pesquisa inéditos, proporcionando a estudantes de pós-graduação, pesquisadores da área e acadêmicos em geral um espaço de debate e de aprofundamento de ideias. Nesse sentido, a RBEO aceita a contribuição de autores que proponham trabalhos pertinentes ao foco da revista.
O conteúdo dos trabalhos representa o ponto de vista dos próprios autores e não a posição oficial da Revista, do Conselho Editorial ou da Universidade Federal do Paraná.
A veracidade dos dados publicados nos artigos é de inteira responsabilidade de seus autores.
Aos autores não haverá custos para submissão, nem de publicação aos que tenham sua colaboração aprovada. Ao submeter um artigo, o(a) autor(a) está de acordo e submete-se às proposições de direito de autor e de direitos conexos da licença Creative Commons (CC by), autorizando a disponibilização de sua obra.
Tipos de publicações:
Editorial – comentário crítico e aprofundado, preparado pelos editores e/ou por responsáveis por números organizados a partir de chamadas de trabalhos.
Artigos originais – ensaios teóricos e estudos teórico-empíricos, que não devem exceder 40 páginas, incluindo quadros, gráficos, ilustrações, figuras, tabelas, fotos e referências.
Casos para ensino – relatos de experiências em organizações e gestão adaptadas para uso didático com o objetivo de analisar decisões tomadas em organizações de modo a potencializar a discussão sobre as temáticas do campo dos estudos organizacionais.
Resenhas – podem ser propostos os seguintes tipos:
- livros – clássicos ou publicações recentes, que não devem exceder 5 páginas; se o artigo de revisão se referir a um conjunto de obras articuladas por um tema comum poderá chegar ao máximo de 20 páginas.
- filmes – desde que fique clara a conexão com o tema da revista e que encoraje reflexões, sem exceder 8 páginas; se o artigo de revisão se referir a um conjunto de filmes articulados por um tema comum poderá chegar ao máximo de 20 páginas.
- sítios e outros formatos da internet - cobrindo desde análises críticas a informações sobre trocas relevantes em redes sociais, não deve exceder 15 páginas.
- eventos – desde eventos acadêmicos a ações militantes nas ruas, de preferência relatos originais mas, em casos de particular relevância também serão consideradas revisões reflexivas da cobertura da mídia, não deve exceder 20 páginas.
Entrevistas – oportunidades para explorar temas em um formato dialógico, menos estruturados que os anteriores. Permite o exame de temas e ideias de posições políticas e epistemológicas alternativas ou ainda em produção. Não há limite de páginas. No entanto, o Coletivo Editorial reserva-se o direito de sugerir revisões em caso de material excessivamente extenso.
Ensaios fotográficos e imagens – de modo a explorar os potenciais do formato eletrônico, encorajamos a submissão em formatos tais como ensaios fotográficos, montagens, pequenos vídeos.
Estrutura, formatação e submissão:
Os trabalhos devem ser enviados no modelo de formatação aqui descrito.
Os textos não deverão conter quaisquer informações que possam identificá-los (como autoria, coautoria, créditos acadêmicos e profissionais, etc.). Os artigos e as resenhas passarão pela avaliação cega por pares, sendo o próprio autor o responsável por adicionar essas informações no ato de cadastro e submissão do artigo pelo sistema da revista.
Os ARTIGOS devem ter o máximo de 40 páginas, incluindo todos os elementos que os compõem.
Fontes em caixa-alta deverão se restringir ao uso de siglas e às referências bibliográficas.
Destaques em negrito podem ser utilizados apenas no título e nos intertítulos do trabalho.
RESENHAS não devem conter resumo e palavras-chave. Após o título da resenha (que também deve ser traduzido para espanhol e inglês, e ser diferente do título da obra resenhada), deverá constar referência completa do livro, tese ou dissertação (SOBRENOME, Nome do autor. Título. Cidade: Editora, ano. Número de páginas. ISBN). As resenhas devem ter entre três e cinco páginas.
Os originais devem ser apresentados em formato Word (.doc), com até 2 MB (caso o tamanho do arquivo extrapole esse limite, é aconselhado anexar imagens como documentos suplementares).
Os CASOS PARA ENSINO devem ser estruturados em duas partes, as quais devem ser enviadas em arquivos separados.
I – O CASO
a) Descrição da situação organizacional e dos fatos que a consolidam, bem como dos personagens e do contexto da decisão tomada;
b) Objetivos educacionais do caso;
c) Descrição da forma de obtenção dos dados;
d) Indicação de público a que se destina para aplicação.
II – NOTAS DE ENSINO
a) Resumo do caso em português e inglês com objetivo e descrição sumária da situação para análise;
b) Objetivos educacionais;
c) Questões para discussão;
d) Sugestão para um plano de ensino;
e) Breve revisão de literatura;
f) Discussão (ou Análise do Caso);
g) Referências;
h) Indicações bibliográficas (caso o autor queira recomendar leituras pertinentes com a situação descrita no caso).
OBS: Os autores devem enviar uma autorização da(s) organizações(s) mencionada(s) para a publicação do caso na revista, mesmo que os nomes sejam fictícios.
ARTIGOS, CASOS PARA ENSINO e RESENHAS podem ser redigidos em português, inglês, francês e espanhol, sendo publicados nas versões originais. As margens superior e esquerda devem ser de 3 cm, margens inferior e direita de 2 cm. O corpo do texto deve estar na fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entrelinhas 1,5 cm, justificado, com recuo de parágrafos (1.ª linha) de 1,25 cm.
Os textos devem ser apresentados de acordo com as normas da ABNT (NBR 6022), com a seguinte estrutura:
a) TÍTULO em caixa-alta e em caixa-baixa, negrito, seguido das versões em espanhol e em inglês, na fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples;
b) RESUMO de 5 a 10 linhas, na fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, em português, seguido das versões em espanhol e em inglês, acompanhadas de três a cinco palavras-chave, somente primeira letra em caixa alta (ex:Comunicação científica;), separadas por ponto e vírgula, também traduzidas para inglês e espanhol;
c) INTERTÍTULOS (não numerados) devem ser precedidos por uma linha em branco;
d) NOTAS DE RODAPÉ devem estar na fonte Times New Roman, corpo 10, justificado, e se restringir a comentários estritamente necessários ao desenvolvimento da exposição, e não para citações bibliográficas;
e) CITAÇÕES de até três linhas devem ser incorporadas no interior do texto, entre aspas e seguidas da referência (sobrenome do autor, ano e páginas) entre parênteses, seguindo a NBR 10520 (ABNT). Ex.: (SILVA, 2003, p. 224-7). Citações com mais de três linhas devem ser destacadas do parágrafo, com recuo de 4 cm, na fonte Times New Roman, em corpo 10 e separadas por linhas em branco, antes e depois da citação, com espaçamento simples, sem aspas, seguidas pela referência da obra no padrão anteriormente indicado;
f) GRÁFICOS, TABELAS, ILUSTRAÇÕES e FIGURAS devem vir no corpo do texto, devidamente numeradas e identificadas. Abaixo de cada imagem, no corpo do trabalho, deve constar sua respectiva legenda, crédito e ano entre parêntesis, precedidos pela palavra “Figura”, a numeração seriada e dois pontos. Ex.: Figura 1 – Crescimento populacional no Brasil de 2000 a 2020 Fonte: IBGE (2021). A utilização de tabelas deve seguir a mesma formatação (NBR 6021). As imagens utilizadas devem conter o crédito completo (autor e fonte) e os autores dos textos devem se responsabilizar pela permissão para reprodução, respeitando os direitos autorais nacionais e internacionais (Lei 9.610 e Convenção de Berna da Organização Mundial da Propriedade Intelectual). Fotografias e mapas, além de organogramas, diagramas e fluxogramas complexos, devem estar em formatos adequados de impressão (300 dpi com 20 cm de largura);
g) REFERÊNCIAS completas deverão ser apresentadas apenas ao final do trabalho, sob o título “Referências” (somente primeira letra em caixa alta), conforme norma da ABNT em vigor (NBR 6023) e padrão indicado a seguir, com espaçamento simples e em ordem alfabética.
Para livro:
SOBRENOME, Nome do autor. Título. Edição (se não for a primeira). Local de publicação: Editora, ano. Paginação.
Para mais de um autor:
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título. Edição (se não for a primeira). Local de publicação: Editora, ano. Paginação.
Para capítulo de livro:
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org(s).). Título do livro .Ed.Local de publicação: Editora, ano, páginas inicial-final.
Para artigo em periódico:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, sigla da instituição, Local de publicação, nº, páginas inicial-final, mês (abreviado), ano.
Para artigo em periódico on-line:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, volume, nº, páginas inicial-final, mês (abreviado), ano. Disponível em: <http://exemplo/arquivo.html>. Acesso em: 21 fev. 2010 (exemplo).
Para reportagem de jornal:
SOBRENOME, Nome. Título da reportagem. Nome do veículo, Local de publicação, dia, mês (abreviado), ano. nº ou título do caderno/seção/suplemento, páginas inicial-final.