Resistência e Trabalho: reflexões a partir da Ergologia e da Psicanálise

Admardo B. Gomes Jr

Resumo


Este ensaio busca desenvolver uma crítica à ideia de que as resistências que os trabalhadores apresentam nas situações de trabalho seriam manifestação de uma tendência natural do humano em preferir a estabilidade à mudança. Defende-se, com a psicanálise e a ergologia, que a resistência é uma exigência humana de saúde contínua. A manifestação da resistência no trabalho se dá, pois, quando não há a possibilidade de vida sob a estrita heterodeterminação do trabalho. É ao resistir que o trabalhador cria e demonstra um saber investido na situação de trabalho.  Mas, por outro lado, as resistências podem ser ofuscadas por imposições que ameaçam sua potência criadora, isto é, quando não há reconhecimento do saber investido pelo trabalhador em sua atividade, quando um saber idealizado lhe é imposto sufocando tanto seu desejo pelo trabalho quanto a salutar possibilidade de por ele se fazer identificar.

Palavras-chave


Resistência. Trabalho. Saber. Identidade. Valor.

Texto completo:

PDF

Referências


CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

DURRIVE, L. Compétence et activité de travail. L’ Harmattan. Paris, 2016.

EFROS, Dominique et SCHWARTZ, Yves. Résistances, transgressions et transformations : l'impossible invivable dans les situations de travail. In : Nouvelle revue de psychosociologie, V.1 - n° 7 p. 33-48, 2009.

GOMES JÚNIOR, Admardo Bbonifácio. O uso de si e o saber fazer com o sintoma no trabalho. Tese em cotutela : Aix Marseille Université & Universidade Federal de Minas Gerais, 2013.

GOMES JÚNIOR, A. B.; CUNHA, D. M. O sintoma no trabalho: uma disfunção ou uma invenção?.In : Laboreal (Porto. Online). , v.XI, p.53 - 62, 2015.

LEGUIL, François. Postface. Souffrances au travail: rencontres avec des Psychanalystes. Paris: Association Souffrances Au Travail, 2012.

ROBBINS, Stephen P. ; JUDGE, Timothy A.; e SOBRAL, Filipe. Comportamento Organizacional: Teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson, 2012.

SCHWARTZ, Yves. Experience et connaissance du travail. Paris: Messidor, 1988.

SCHWARTZ, Yves. Le paradigme ergologique ou um métier de Philosophe. Paris: Ed. Octares, 2000.

SCHWARTZ, Yves; DURRIVE, Louis (Orgs.). Trabalho e ergologia: conversas sobre a atividade humana. Niterói: EdUFF, 2007.




DOI: https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2018.v5n1.134

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

 

 

DOI 10.21583 

eISSN: 2447-4851

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia