EMPRESARIZAÇÃO E MODERNIDADE: A IDEIA DE EMPRESA NO CENTRO DO MUNDO

Autores

  • Marcio Silva Rodrigues Universidade Federal de Pelotas
  • Rosimeri de Fátima Carvalho da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n1.147

Palavras-chave:

Empresa. Organização. Instituição. Empresarização. Modernidade.

Resumo

Tomada como um modelo de referência, a ideia de empresa é, ao mesmo tempo, uma evidência e um ponto cego nas sociedades modernas.  O objetivo deste texto é justamente colocá-la em debate, destacando sua centralidade na construção de uma nova configuração social. Para realizar essa tarefa partimos de duas perspectivas sociológicas: uma que considera a empresa como uma organização e outra que a trata como uma instituição. Iniciamos com as considerações de Solé (2004; 2008) acerca da empresa como a organização típica da modernidade. Logo após, calcados nos trabalhos de Abraham (2006), discutimos a concepção da empresa entendida como uma instituição, enfocando o modo como ela consolida e impõe maneiras de agir e pensar típicos de nossa sociedade. Por fim, realizamos alguns esclarecimentos sobre pontos pouco explorados no texto e sobre os caminhos que vislumbramos para a continuidade dos estudos.

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Biografia do Autor

Marcio Silva Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas

Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais e do Curso de Bacharelado em Administração e do Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal de Pelotas. Líder do Núcleo de Estudos Marcelo Milano Falcão Vieira e Pesquisador do Observatório da Realidade Organizacional-SC.

Rosimeri de Fátima Carvalho da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora titular da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisadora do Núcleo de Estudos Marcelo Milano Falcão Vieira (NeMaVi) e do Observatório da Realidade Organizacional-SC.

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Publicado

2019-05-02

Como Citar

RODRIGUES, Marcio Silva; SILVA, Rosimeri de Fátima Carvalho da. EMPRESARIZAÇÃO E MODERNIDADE: A IDEIA DE EMPRESA NO CENTRO DO MUNDO. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 40–76, 2019. DOI: 10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n1.147. Disponível em: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/147. Acesso em: 27 ago. 2025.