A Grounded Theory como uma auxiliar para compreender a (não) inclusão de deficientes no trabalho

Eva Bessa Soares

Resumo


Nessa pesquisa, buscou-se conhecer o contexto da (não) inclusão de profissionais com deficiência, a partir da metodologia da Grounded Theory, que contemplou um estudo empírico no qual foram envolvidas oito empresas de uma cidade no interior de Minas Gerais/Brasil. Os resultados apontam que tanto os profissionais com deficiências, quanto os gestores têm dificuldades nesse processo de inclusão. Assim, a Lei 8.231/91 (Lei de Cotas) vem sendo cumprida parcialmente pelas empresas estudadas. As contribuições desse artigo consistem em auxiliar no preenchimento das lacunas existentes na literatura quanto à utilização dessa metodologia para estudar a inclusão de deficientes no trabalho no campo da Administração, principalmente na gestão de pessoas, além de contribuir para a divulgação de algumas das  potencialidades dessa metodologia para as pesquisas qualitativas.

 


Palavras-chave


Grounded Theory; Inclusão de deficiente

Texto completo:

PDF

Referências


BANDEIRA-DE-MELLO, R GARREAU, L. How to develop creativity in grounded theory? Epistemological choices and operational strategies in the quest for creativity. In:

ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - EnEPQ, 2, 2009, Curitiba. Anais… Curitiba-PR: ANPAD, 2009.

BANDEIRA-DE-MELLO, R. e CUNHA, C. J. C. A. Grounded theory. In: GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. B. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.

BATISTA, C. A. M. Inclusão: construção na diversidade. Belo Horizonte: Armazém de Ideias, 2004.

BIANCHI, E. M. P. G. e IKEDA, A. A. Usos e Aplicações da Grounded Theory em Administração. Revista Gestão.Org – Volume 6 – Número 2 – p. 231-248, 2008.

BRASIL. Lei nº 8213, de 24 de julho de 1991. Novo Código Civil Brasileiro. Legislação Federal. sítio eletrônico internet - http://www.planalto.gov.br. Acesso em 23/08/2014.

CARVALHO-FREITAS, M. N.; MARQUES, A. L. A Diversidade através da História: a Inserção no Trabalho de Pessoas com Deficiência. O&S - v.14 - n.41 - Abril/Junho, 2007.

CASTRO, A. R. e MACHADO, L. Grounded Theory: uma análise da produção científica brasileira em Administração no período de 2000 a 2014. Revista Alcance, v.24, n.2, p258-271. Disponível em Disponível em: Acesso em 05 de fevereiro de 2018.

CENSO DEMOGRÁFICO 2010 - Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Disponível em . Acesso em 26/11/2017.

CONVENÇÃO INTERNACIONAL PARA PROTEÇÃO DOS DIREITOS E DA DIGNIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Disponível em www.governoeletronico.gov.br/.../a-convencao-sobre-os-direitos-. Acesso em 29/07/2017.

COX JR., T.; BLAKE, S. Managing cultural diversity: implication for organizational competitiveness. The Academy of Management Executive, v. 5, n. 3, p. 45-56, Aug.1991.

FINKELSTEIN, V. Attitudes and Disabled People: Issues for Discussion. New York, USA: International Exchange of Information in Rehabilitation, 1980.

GLASER, B. G.; STRAUSS, A. L. The discovery of grounded theory: strategies for research qualitative. New York : Aldine de Gruyter, 1967.

HEINSKI, R. M. M. S; BIGNETTI, L. P. A inclusão de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho. Cladea, 2002. Porto Alegre. Anais eletrônicos.

HOPFER, K. R. e MACIEL-LIMA, S. M. Grounded Theory: avaliação crítica do método nos estudos organizacionais. Rev. FAE, Curitiba, v.11, n.2, p.23-24, jul./dez. 2008.

MARQUES, C. A. A construção do anormal: uma estratégia de poder. In: Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 24, 2001,Caxambú. Anais eletrônicos... Caxambú: ANPED, 2001. Disponível em Acesso em 02/12/2017.

MELLO, C. M. Abordagens e procedimentos qualitativos: implicações para pesquisas em organizações. Revista Alcance, v. 21, n. 2, p. 324-349, 2014.

MOREIRA, L. B. Socialização organizacional e dinâmica identitária de pessoas com deficiência: Um estudo no Brasil e nos Estados Unidos. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, Brasil, 2011.

NERI, M.; PINTO, A.; SOARES, W. e COSTILLA, H. Retratos da deficiência no Brasil. Rio de Janeiro: FGV/IBRE, CPS, 2003.

PETRINI, M. e POZZEBOM, M. Usando grounded theory na construção de modelos teóricos. Revista Gestão e Planejamento. Salvador. v. 10, n°.1,p.1-18, jan./jun. 2009.

POPOVICH, P. M. et al. The assessment of attitudes toward individuals with disabilities in the workplace. The Journal of Psychology, v. 137, n. 2, p. 163-177, 2003.

QUINTÃO, D. T. R. Algumas reflexões sobre a pessoa portadora de deficiência e sua relação com o social. Psicologia e Sociedade, v. 17, n. 1, p. 17-28, jan/abr. 2005.

RELATÓRIO MUNDIAL SOBRE A DEFICIÊNCIA-2011. Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. © Organização Mundial da Saúde – 2011. Disponível em Acesso em 05 de dezembro de 2017.

REZENDE, M. G. e CARVALHO-FREITAS, M. N. Inclusão de Pessoas com Deficiência no Trabalho: Como os Profissionais de Recursos Humanos Lidam com Essa Realidade? VIII Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD. Gramado/RS, 25 a 27 de maio de 2014.

RIBEIRO, M. A. e CARNEIRO, R. A inclusão indesejada: as empresas brasileiras face à Lei de Cotas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O&S. Salvador, v.16, n.50, p. 545-564, julho/setembro, 2009.

SASSAKI, R. K. Vida independente: história, movimento, liderança, conceito, filosofia e fundamentos. São Paulo: RNR, 2003.

SCHWARTZ, A. e HABER, J. A ação de Recursos Humanos e a inclusão de pessoas com deficiência. Coleção Febraban de inclusão Social. Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Agosto, 2006.

STRAUSS, A. e CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Tradução: Luciane de Oliveira da Rocha. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

ZANIN, E. R. M.; BACH, T. M.; WALTER, S. A. Grounded theory em estudos organizacionais: análise das metodologias, dos temas e de suas finalidades. In: SEMEAD, 15., 2012, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA/USP, 2012. Disponível em: Acesso em: 09 de abril de 2018.




DOI: https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2018.v5n1.157

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

 

 

DOI 10.21583 

eISSN: 2447-4851

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia