A Grounded Theory como uma auxiliar para compreender a (não) inclusão de deficientes no trabalho
Resumo
Nessa pesquisa, buscou-se conhecer o contexto da (não) inclusão de profissionais com deficiência, a partir da metodologia da Grounded Theory, que contemplou um estudo empírico no qual foram envolvidas oito empresas de uma cidade no interior de Minas Gerais/Brasil. Os resultados apontam que tanto os profissionais com deficiências, quanto os gestores têm dificuldades nesse processo de inclusão. Assim, a Lei 8.231/91 (Lei de Cotas) vem sendo cumprida parcialmente pelas empresas estudadas. As contribuições desse artigo consistem em auxiliar no preenchimento das lacunas existentes na literatura quanto à utilização dessa metodologia para estudar a inclusão de deficientes no trabalho no campo da Administração, principalmente na gestão de pessoas, além de contribuir para a divulgação de algumas das potencialidades dessa metodologia para as pesquisas qualitativas.
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DOI: https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2018.v5n1.157
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DOI 10.21583
eISSN: 2447-4851