Suor, superação e a medalha: uma análise de discurso sobre a literatura pop management inspirada no esporte de competição

Rodrigo Guimarães Motta, Maria Amélia Jundurian Corá, Silma Ramos Coimbra Mendes

Resumo


Este é um artigo que analisa, identifica e interpreta a literatura do pop management inspirada no esporte de competição, utilizando como instrumento a análise do discurso francesa. Para realizar o estudo, o corpus da análise constituiu-se de onze livros, de acordo com as características selecionadas. A partir da leitura realizada, observou-se que o pop management se posiciona como uma literatura que contribui para a disseminação do discurso gerencialista tradicional e que esses livros dialogam interdiscursivamente com manuais de administração e livros de autoajuda, tendo como discurso constituinte o discurso religioso. São livros repletos de aforizações, utilizadas para destacar temas como liderança, trabalho em equipe e superação. Os autores denominaram a formação discursiva na qual se insere esse discurso de “suor, superação e a medalha”, que se opõe àquela do “trabalhador emancipado” e utiliza o simulacro do “esportista decaído” para caracterizar aqueles que não se alinham com o discurso proposto por esse conjunto de ideias.


Palavras-chave


Análise do discurso francesa. Esporte. Estudos críticos da Administração. Pop management.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, A. O.; COSTA, M. I.; OLIVEIRA, J. A.; ARAÚJO, R. M. Gerenciamento de impressões dos líderes carismáticos: um estudo de caso sobre o livro transformando o suor em ouro, do líder Bernardinho. Gestão e Planejamento, Salvador, v.12, n.1, p. 4-21, jan./jun. 2011.

BELFORT, V. Lições de garra, fé e sucesso. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2012.

BRUNELLI, A. F. Aforização no discurso de autoajuda. Revista do GEL, São Paulo, v. 8, n.1, p.125-137, 2011.

__________, A. F. Notas sobre a abordagem interdiscursiva de Maingueneau. In: Possenti, S.; Baronas, R. L. (Org.). Contribuições de Dominique Maingueneau para a Análise do Discurso do Brasil. São Carlos: Pedro e João Editores, 2008, p. 13-26.

CARSON, M. Os campeões. Caxias do Sul: Belas Letras, 2015.

CARVALHO, J. L. F.; CARVALHO, F. A. A.; BEZERRA, C. O monge, o executivo e o estudante ludibriado: uma análise empírica sobre leitura eficaz entre alunos de administração. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, p. 535-549, 2010.

CASTROPIL, W.; MOTTA, R. G. Esportismo - valores do esporte para a alta performance pessoal e profissional. São Paulo: Gente, 2010.

__________, W.; MOTTA, R. G.; SANTOS, N. M. B. F. Esportismo – competências adquiridas no esporte que auxiliam o atingimento da alta performance profissional. Sodebras, Guaratinguetá, n. 134, p. 25-30, fev. 2017.

__________, W.; MOTTA, R. G.; CEZÁRIO, C. Esportismo – uma análise com judocas paraolímpicos das competências que auxiliam o atingimento de desempenho esportivo superior. Sodebrás, Guaratinguetá, v. 12, n. 136, p. 33-37, abr. 2017.

CEZÁRIO, C.; ARCANJO, N. J. Levantamento sobre os valores que a prática do judô traz para a vida profissional e pessoal de atletas portadores de deficiência visual. Trabalho de conclusão de curso. Faculdade de Educação Física, Universidade de Guarulhos, Guarulhos, 2015.

CHACON, K.; MAGAN, R. O monge e o executivo: liderança, massificação ou disciplinarização? Pensamento & Realidade, São Paulo, v. 21, n.1, p. 140-154, 2007.

CHIES, P. Z.; MARCON, S. R. A. Literatura de pop management: a religião do trabalhador pós-moderno. Contemporânea, Porto Alegre, n. 6, 131-152, 2008.

CRAVENS, D. W.; PIERCY, N. F. Strategic marketing. Nova York: McGraw-Hill, 2006.

DAVEL, E.; ALCADIPANI, R. Estudos críticos em administração: a produção científica brasileira nos anos 1990. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 43, n.1 p. 72-85, 2003.

DINIZ, A. Caminhos e escolhas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

_________, A. Novos caminhos, novas escolhas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2016.

DUARTE, M. P. F. C.; MEDEIROS, C. R. O. Pop management 15 anos depois: a incorporação do pop management no trabalho de executivos de grandes empresas. In: Anais XLI ENANPAD. São Paulo, 2017.

DUNGY, T.; WHITAKER, N. Fora do comum. Lições de integridade, ética e coragem de um dos maiores treinadores de futebol americano. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.

FALCONI, V. Controle de qualidade total. Rio de Janeiro: Bloch, 1992.

FERGUNSON, A. Liderança. Rio de Janeiro: Intrinseca, 2015.

FURUSTEN, S. Popular management books: how they are made and what they mean for organizations. Londres: Routledge, 1999.

GERMANO, I. M. P.; SÁ, D. R. O discurso pastoral-gerencial em o monge e o executivo. Psicologia em estudo, Maringá, v. 18, n.1, p. 103-113, 2013.

GRAEBIN, F. O discurso do trabalho na literatura de autoajuda: os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen R. Covey, em análise. EID&A, Ilhéus, n. 5, p. 89-107, 2013.

ISHIKAWA, K. What is total quality control? Englewoods Cliffs: Prentice-Hall, 1985.

ITUASSU, C. T.; TONELLI, M. J. Sucesso, mídia de negócios e a cultura do management no Brasil. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 12, n.1, p. 86-111, 2014.

KRYZYZEWSKI, M. Liderar com o coração. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

JACKSON, P. Onze anéis – a alma do sucesso. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.

JAMISON, Steve; WOODEN, John. Jogando para vencer. A filosofia de sucesso do maior técnico de basquete de todos os tempos. Rio de Janeiro: Sextante, 2010.

JORDAN, M. Nunca deixe de tentar. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.

LEWIS, M. Treinador – lições sobre o jogo da vida. Rio de Janeiro: Sextante, 2010.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2000.

MAINGUENEAU, D. Cenas da enunciação. São Paulo: Parábola, 2012.

__________, D. Doze conceitos em análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2010.

__________, D. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola, 2016.

MOTTA, Rodrigo Guimarães; CORÁ, Maria Amélia Jundurian. Uma crítica ao discurso da gestão da qualidade total, a partir do pensamento de Maurício Tragtenberg. In: Anais XLI ENANPAD. São Paulo, 2017.

_________, R. G.; CASTROPIL, W.; SANTOS, N. M. B. F. Chiaki Ishii: uma pesquisa narrativa sobre o judoca que alavancou o judô no Brasil a partir das competências do Esportismo. Pensamento & Realidade, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 123-140, 2017.

MOURA, G. L. Hipergeneralizações: organizações são quase qualquer coisa em best sellers de introdução à administração. Cadernos EBAPE.BR. Rio de Janeiro, v. 12, n.1, p. 62-85, 2014.

MUSSALIM, F. Análise do discurso. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. Introdução a linguística – domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2012, v. 2. p. 113-165.

ORLANDI, E.P. Análise de discurso. Campinas: Pontes, 1999.

PAULA, A. P.; MARANHÃO, C. M. S. A; BARROS, A. N. Pluralismo, pós-estruturalismo e “gerencialismo engajado”: os limites do movimento critical management studies. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, p. 392-404, 2009.

PICANÇO, M. F. O poder da solução – a construção do mercado de autoajuda (voltada a negócios). Dissertação de mestrado em sociologia. FFLCH da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

REZENDE, B. R. Transformando suor em ouro. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.

SCHIMIDT, O. Conquistando o sucesso. Campinas: Komedi, 2009.

WOOD JR., T.; PAULA, A. P. P de. Pop management: contos de paixão, lucro e poder. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 9, n. 29, p. 39-51, 2002.




DOI: https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n1.165

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

 

 

DOI 10.21583 

eISSN: 2447-4851

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia