The HRM organic intellectual: legitimating shareholder's values through business game
Resumo
No presente trabalho apresentaremos ideias do teórico italiano Antônio Gramsci, visando contribuir para o desenvolvimento dos Estudos Críticos em Administração. São discutidos alguns dos principais conceitos desse autor, destacando os que seguem: hegemonia, consenso e intelectuais. Duas hipóteses inter-relacionadas acerca de qual seja o papel dos intelectuais nas organizações são apresentadas, a saber: 1) legitimar a “lógica do mercado” em todos os níveis organizacionais; 2) ocultar e assegurar o processo de expropriação da mais-valia. Tais hipóteses são discutidas a partir da análise de um treinamento organizacional denominado simulador, por meio do qual os trabalhadores do chão-de-fábrica de uma empresa do setor automotivo desempenham o papel de administradores em um sugestivo jogo empresarial. A existência dessa técnica foi constatada a partir de uma entrevista realizada com um executivo da área de RH dessa empresa e de um prospecto organizacional, por meio do qual se apresentavam os objetivos e as principais características desse treinamento. Conclui-se que tal prática constitui uma técnica exemplar que visa criar o consenso nas relações de produção e, consequentemente, assegurar o poder hegemônico nas relações de trabalho.
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PDF (English)Referências
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DOI: https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n2.182
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DOI 10.21583
eISSN: 2447-4851