A SOCIEDADE DO CONSUMO
DOI:
https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n3.285Resumo
A sociedade capitalista define todos os padrões de comportamento, de beleza, de lazer, de costura, enfim, de consumo! Um sistema que é preocupado com a ordem material, somos impulsionados ao consumo compulsivo. Para além do que consumimos sem a necessidade para nossa sobrevivência há um sistema produtivo, improdutivo e reprodutivo que intensifica e explora os trabalhadores por extensas jornadas, péssimas condições e ambientes de trabalho.Outro ponto importante a se levantar em uma sociedade consumista, é a quantidade de lixo produzida diariamente, seja pelas embalagens ou pelos produtos descartados -alguns ainda em vida útil-, o meio ambiente grita em um pedido de socorro, e nós só ouvimos as propagandas para consumir mais. Contudo, a quem romantize a flexibilização das leis trabalhistas, das condições de trabalho e dos tipos de trabalho, o que chamamos de uberizacao do trabalho. E precisamos neste momento, nos unir ainda mais para combater esse processo de uberizacao e lutar por trabalhos dignos, com boas condições e direitos que garantam o trabalhador seu sustento e de sua prole com dignidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-31
Como Citar
FERNANDES, Paula Cristina de Moura. A SOCIEDADE DO CONSUMO. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, Curitiba, v. 6, n. 3, p. 726, 2019. DOI: 10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n3.285. Disponível em: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/285. Acesso em: 26 ago. 2025.
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.