DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA: TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER NOS ESPAÇOS ORGANIZACIONAIS

Anicleide Pereira Silva, Florence Cavalcanti Heber Pedreira Freitas, Izabel Silva Souza D’Ambrosio

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir a concepção de educação corporativa (EC) como um modelo emergente frente aos tradicionais processos de treinamento e desenvolvimento (T&D) nos espaços organizacionais. Para tanto, os fios discursivos conceituais de alguns autores foram tecidos, relacionando transições e controvérsias paradigmáticas na construção do saber nos campos científicos e nos espaços organizacionais. O debate proposto articula as noções de modernidade e pós-modernidade no campo acadêmico, conectando-as com os conceitos e as práticas nos modelos destacados de construção do saber nos espaços organizacionais. Discutimos argumentos que sustentam a EC como sistema com status de novo paradigma de desenvolvimento de trabalhadores. Enfatizamos a importância de compreender os sentidos e (res)significações do saber na concepção de “educação” em espaços organizacionais.


Palavras-chave


Controvérsias paradigmáticas; Campos científico/organizacional; Treinamento e desenvolvimento; Educação corporativa.

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DOI: https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2020.v7n2.345

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