IDEOLOGIAS ORGANIZACIONAIS: UMA CRÍTICA AO DISCURSO EMPREENDEDOR

Alessandra de Sá Mello da Costa, Luiz Alex Silva Saraiva

Resumo


A presente pesquisa teve por objetivo identificar quais discursos hegemônicos emergem acerca do empreendedorismo nos espaços organizacionais das empresas juniores brasileiras e quais seriam seus possíveis desdobramentos. De forma a alcançar este objetivo, conduzimos uma pesquisa qualitativa, orientada epistemologicamente pelo interpretativismo e metodologicamente pela análise crítica do discurso. Foram realizadas 60 entrevistas com estudantes e professores participantes de seis empresas juniores, tanto do âmbito público quanto do âmbito privado. A análise permitiu identificar um conjunto de objetos discursivos associados ao empreendedorismo, quais sejam: (1) o consenso acerca da centralidade da empresa na constituição do pensar e do agir do indivíduo no mundo; (2) a exemplaridade dos modelos empreendedores capitalistas neoliberais; e (3) a ausência de alternativas viáveis ao capitalismo contemporâneo. As três ordens de discursos identificadas nos permitiram argumentar que o discurso empreendedor contribui, de forma ideológica, tanto para que a empresa capitalista contemporânea seja compreendida como único modelo possível de geração de riqueza, de renda e de trabalho na sociedade quanto para que a educação superior seja constituída menos um instrumento de emancipação humana do que um mecanismo de reprodução do capital. 


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DOI: https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2014.v1n2.36

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DOI 10.21583 

eISSN: 2447-4851

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