IDEOLOGIAS ORGANIZACIONAIS: UMA CRÍTICA AO DISCURSO EMPREENDEDOR

Autores/as

  • Alessandra de Sá Mello da Costa
  • Luiz Alex Silva Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2014.v1n2.36

Resumen

A presente pesquisa teve por objetivo identificar quais discursos hegemônicos emergem acerca do empreendedorismo nos espaços organizacionais das empresas juniores brasileiras e quais seriam seus possíveis desdobramentos. De forma a alcançar este objetivo, conduzimos uma pesquisa qualitativa, orientada epistemologicamente pelo interpretativismo e metodologicamente pela análise crítica do discurso. Foram realizadas 60 entrevistas com estudantes e professores participantes de seis empresas juniores, tanto do âmbito público quanto do âmbito privado. A análise permitiu identificar um conjunto de objetos discursivos associados ao empreendedorismo, quais sejam: (1) o consenso acerca da centralidade da empresa na constituição do pensar e do agir do indivíduo no mundo; (2) a exemplaridade dos modelos empreendedores capitalistas neoliberais; e (3) a ausência de alternativas viáveis ao capitalismo contemporâneo. As três ordens de discursos identificadas nos permitiram argumentar que o discurso empreendedor contribui, de forma ideológica, tanto para que a empresa capitalista contemporânea seja compreendida como único modelo possível de geração de riqueza, de renda e de trabalho na sociedade quanto para que a educação superior seja constituída menos um instrumento de emancipação humana do que um mecanismo de reprodução do capital. 

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Biografía del autor/a

Luiz Alex Silva Saraiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Faculdade de Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2015-11-09

Cómo citar

COSTA, Alessandra de Sá Mello da; SARAIVA, Luiz Alex Silva. IDEOLOGIAS ORGANIZACIONAIS: UMA CRÍTICA AO DISCURSO EMPREENDEDOR. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 187–211, 2015. DOI: 10.21583/2447-4851.rbeo.2014.v1n2.36. Disponível em: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/36. Acesso em: 1 sep. 2025.

Número

Sección

Artigos