PROMOÇÃO DE MEDICAMENTOS PELA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: REFLEXÕES À LUZ DAS IDEIAS DE ADORNO E HORKHEIMER

Autores

  • Guilherme Smaniotto Tres Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcel Lima Ribeiro Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Diego Phillipe de Oliveira Godeiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Miler Franco D´anjour Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

DOI:

https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2021.v8n2.369

Palavras-chave:

Indústria Farmacêutica, Indústria Cultural, Promoção de Medicamentos, Saúde.

Resumo

O uso inadequado de medicamentos gera riscos à saúde. O marketing praticado pela indústria farmacêutica estimula o consumo de medicamentos.  Adorno e Horkheimer criaram o termo Indústria Cultural, o qual designa a ação do mercado em transformar bens culturais em mercadorias como estratégia de controle social por uma classe dominante. A partir disso, discutimos as novas conformações dos medicamentos na sociedade e o papel da indústria farmacêutica na alienação de seus consumidores. A promoção de medicamentos, conforme praticada pela indústria farmacêutica, distancia o medicamento do seu significado original, de curar doenças e mitigar o sofrimento humano. Transforma assim, algo que supre carências humanas em um mero produto a ser comercializado para satisfazer os interesses do capital. Em tempos de pandemia mundial causado pelo Corona vírus, este artigo é importante para debater, além do conceito de saúde estrito baseado na remediação e tecnologia, toda a amplitude do que é saúde, suas interligações e complexidade social.

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Biografia do Autor

Guilherme Smaniotto Tres, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Administração na linha de Gestão Social pela UFRN. Mestre em Administração pela UNINOVE. Engenheiro de Telecomunicações pela FURB.

Marcel Lima Ribeiro Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), graduação em Administração - Liga de Ensino do Rio Grande do Norte (2010) e mestrado em Administração pela Universidade Potiguar (2013). Atualmente é doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Diego Phillipe de Oliveira Godeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Potiguar (2003), graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). É aluno do Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRN. É administrador da UFRN e atualmente lotado no Instituto Metrópole Digital

Miler Franco D´anjour, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018), mestre em Administração pela Universidade Potiguar (2010) e graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atualmente sou professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. 

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

TRES, Guilherme Smaniotto; DANTAS, Marcel Lima Ribeiro; GODEIRO, Diego Phillipe de Oliveira; D´ANJOUR, Miler Franco. PROMOÇÃO DE MEDICAMENTOS PELA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: REFLEXÕES À LUZ DAS IDEIAS DE ADORNO E HORKHEIMER. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, Curitiba, v. 8, n. 2, p. 415–436, 2021. DOI: 10.21583/2447-4851.rbeo.2021.v8n2.369. Disponível em: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/369. Acesso em: 9 set. 2025.