ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DO ATLÂNTICO NORTE NO GOVERNO DO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DO BANCO MUNDIAL
DOI:
https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2015.v2n1.40Abstract
Este artigo discute a existência de uma forma particular de gerencialismo - 'SWIMMING', Administração e gestão do Desenvolvimento no Norte Atlântico (‘North Atlantic Development Administration and Management’ - sigla em Inglês – NADAM - acrônimo em Inglês – SWIMMING). A análise empírica de documentos de projetos do Banco Mundial, a partir de 2009, fornece aos atores do Atlântico Norte, como o Banco Mundial, os privilégios de representação, inclusão e exclusão da SWIMMING. A análise revela como SWIMMING exige atores brasileiros a serem representados como suplicantes e merecedores, usando termos como "diligente" e "firme” para legitimar os beneficiários dos empréstimos do Banco Mundial. Ele também revela como os projetos são gerenciados para contornar e substituir as possibilidades de mudança democrática através de meios constitucionais, como as eleições. Tal mudança é apresentada nos documentos de gestão dos projetos como um "risco", com os atores político-partidários apresentados como tecnocratas neutros na implantação de técnicas de gestão "objetivas", quando na realidade eles sustentam uma mudança para a ideologia neoliberal. Também surpreendente é a ausência da pesquisa brasileira especializada - de estudiosos individuais, ou como consubstanciada na rica literatura peer-reviewed brasileira em administração pública e de gestão. O artigo conclui situando o gerencialismo do SWIMMING na longa tradição de intervenção imperial do Atlântico Norte no Brasil, enquanto um pré-requisito de que a tomada do poder discursivo e do silenciamento do conhecimento local, satisfaz as exigências da “ciência” do Atlântico Norte.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.