OPEN STRATEGIZING E A FORÇA DO OLHAR ETNOGRÁFICO: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA COMPREENDER A ABERTURA DA ESTRATÉGIA NAS ORGANIZAÇÕES

Robson Vander Canarin da Rocha, Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda

Resumo


Neste ensaio teórico apresentamos a força do olhar etnográfico na construção do conhecimento e seu potencial de contribuição para a compreensão do “fazer estratégia” nas organizações. Na abordagem open strategizing a inclusão das pessoas e a transparência da informação são dimensões importantes e as práticas estratégicas são vistas como processos sociais colaborativos que não se restringem apenas ao círculo da alta direção. Nesse sentido, a etnografia e a observação participante são alternativas metodológicas que, ao ser empreendidas sob a lente do open strategizing, permite a aproximação com as práticas estratégicas e seus praticantes por meio da profunda imersão do pesquisador no campo. Dessa maneira o pesquisador pode observar in loco, as interações sociais e suas dicotomias e interpreta por meio da dialética os discursos e as práticas de inclusão das pessoas e transparência das informações.

Palavras-chave


Open strategizing; Etnografia; Observação participante; Ensaio teórico

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