O POPULISMO E A MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS: PROPOSIÇÕES A PARTIR DOS PROCESSOS DISCURSIVOS DE LEGITIMAÇÃO

Greice Martins Gomes

Resumo


 Nos últimos anos, movimentos populistas de direita eclodiram em todo o mundo compartilhando características comuns bem como produzindo contradições particulares em cada lugar. O presente artigo concentra-se no tema da militarização ao entender que esse é um elemento particular em nosso cenário. O objetivo central deste estudo consiste em analisar as estratégias discursivas de legitimação da militarização utilizadas pelo atual governo. Através da abordagem da Análise Crítica do Discurso toma-se como base de investigação os textos produzidos a respeito do Programa das escolas cívico-militares (Pecim) provenientes de sites do governo ou produzidos por seus representantes diretos. Os resultados apontam que, no discurso populista atual, a legitimação é articulada como uma forma de moralismo compensatório. Já na legitimação por meio da racionalização, a militarização seria aquilo capaz de criar sujeitos melhor ajustados socialmente.

 


Palavras-chave


Populismo de direita; Militarização; Processos de legitimação

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, M. A.; SEGATTO, C. I.; PINEDA, A. M. Changes in Brazilian education policy and the rise of right-wing populism. British Educational Research, v.7, n. 47, p. 332-354, 2021. https://doi.org/10.1002/berj.3699

AZEVEDO, M. L. N. D.; ROBERTSON, S. L. Authoritarian populism in Brazil: Bolsonaro’s Caesarism,counter-trasformismo and reactionary education politics. Globalisation, Societies and Education, v. 1, n. 12, p. 191-212, 2021. https://doi.org/10.1080/14767724.2021.1955663

BROWN, W. Nas ruínas do neoliberalismo: A ascensão da política antidemocrática no Ocidente. São Paulo: Politeia, 2019.

CREED, D.; SCULLY, M.; AUSTIN, J. Clothes make the person? The Tailoring of Legitimating Accounts and the Social Construction of Identity. Organization Science, v. 13, n. 5, p. 475-496, 2002. https://doi.org/10.1287/orsc.13.5.475.7814

DE CLEEN, B.; GLYNOS, J.; MONDON, A. Critical Research on Populism: Nine Rules of Engagement. Organization, v. 25, n. 5, p. 649–661, 2018. https://doi.org/10.1177/1350508418768053

ESCOLAS cívico militares, 2020. 1 vídeo (1min39seg). Publicado pelo canal Abraham Weintraub. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vQ_8qRp8MpI. Acesso em: 05 de nov. de 2021.

EXÉRCITO brasileiro (EB). Colégios Militares. Disponível em: http://www.eb.mil.br/web/ingresso/colegios-militares/-/asset_publisher/8E9mFznTlAQW/content/conheca-os-12-colegios-militar-1. Acesso em: 09 de nov. de 2021.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2019.

FAIRHURST, G. T.; PUTNAM, L. Organizations as discursive constructions. Communication Theory, v. 14, n. 1, p. 5-26, 2004. https://doi.org/10.1111/j.1468-2885.2004.tb00301.x

FLUSTY, S.; DITTMER, J.; GILBERT, E.; KUUS, M. Interventions in banal neoimperialism. Political Geography, v. 27, n. 6, p. 617-629, 2008. https://10.1016/j.polgeo.2008.06.003

HARVEY, D. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.

HENSMANS, M.; VAN BOMMEL, K. Brexit, the NHS and the double-edged sword of populism: Contributor to agonistic democracy or vehicle of ressentiment?. Organization, v. 27, n. 3, p. 370-384, 2020. https://doi.org/10.1177/1350508419855699

HYBELS, R. C. On legitimacy, legitimation, and organizations: A critical review and integrative theoretical model. The Academy of Management, v. 38, Best Paper Proceedings 1995, p. 241-245. https://doi.org/10.5465/ambpp.1995.17536509

JESUS SANTOS, E. Controle Civil?. Ascenção de Bolsonaro e a encruzilhada no Brasil. In: Martins Filho, J. R. Os militares e a crise brasileira. São Paulo: Alameda, 2021.

JOHNSON, B. The erotic as resistance: queer resistance at a militarized charter school. Critical Military Studies, v. 5, n. 3, p. 195–212, 2019. https://doi.org/10.1080/23337486.2019.1608702

LACERDA, M. B. O novo conservadorismo brasileiro: de Reagan a Bolsonaro. São Paulo: Zouk, 2019.

MARTINS FILHO, J. R. O palácio e a caserna: a dinâmica militar das crises políticas na ditadura (1964-1969). São Paulo: Alameda, 2020.

MINISTÉRIO da Educação (MEC). Manual das escolas cívico-militares. 1. ed. 2020. Disponível em: https://educacao.sorocaba.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/05/respostapedidoecimfinal.pdf. Acesso em: 02 de out. de 2021.

MINISTÉRIO da Educação (MEC). 2021. Manual das escolas cívico-militares. 2. ed. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/acesso_informacacao/pdf/10DIRETRIZESPECIMVERSO_observaes_14072021convertido2.pdf. Acesso em: 03 de agost. 2021.

MINISTÉRIO da Educação (MEC). Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. 2021b. Disponível em: http://escolacivicomilitar.mec.gov.br/. Acesso em: 03 de agost. 2021.

MUDDE, C.; KALTWASSER, C. R. Populism. A very short introduction. Oxford: Oxford University Press, 2017.

NORRIS, P.; INGLEHART, R. Trump, Brexit, and the rise of populism: Economic have-nots and cultural backlash. HKS Faculty Research Working Paper Series, v. 1, n. 52, 2016. Disponível em: https://www.hks.harvard.edu/publications/trump-brexit-and-rise-populism-economic-have-nots-and-cultural-backlash. Acesso em: 15 de nov. de 2021.

PATALA, S.; KORPIVAARA, I.; KORPIVAARA, A.; KUITUNEN, A.; SOPPE, B. Legitimacy under institutional change: How incumbents appropriate clean rhetoric for dirty technologies. Organization Studies, v. 40, n. 3, p. 395-419, 2019. https://doi.org/10.1177/0170840617736938

RECH, M.; BOS, D.; JENKINGS, K. N.; WILLIAMS, A.; WOODWARD, R. Geography, military geography, and critical military studies. Critical Military Studies, v. 1, n. 1, p. 1–49, 2014. https://doi.org/10.1080/23337486.2014.963416

RIBEIRO, V. M. A ideologia do movimento Escola Sem Partido: 20 autores desmontam o discurso. São Paulo: Ação Educativa, 2016.

ROBINSON, S.; BRISTOW, A. Riding populist storms: Brexit, Trumpism and beyond, Special Paper Series Editorial. Organization, v. 3, n. 27, p. 359–369, 2020. https://doi.org/10.1177/1350508420910576

RODRIGUES, M. S.; DELLAGNELO, E. H. L. Do discurso e de sua análise: reflexões sobre limites e possibilidades na Ciência da Administração. EBAPE, v. 11, n. 4, p. 621-635, 2013. https://doi.org/10.1590/S1679-39512013000400010

SAUER, M.; SARAIVA, K. Uma escola diferente do mundo lá fora. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 35, n. 3, p.

-785, 2019. https://doi.org/10.21573/vol35n32019.95346

SCRUTON, R. Conservadorismo: um convite à grande tradição. Rio de Janeiro: Editora Record, 2019.

SILVA, E. R.; GONÇALVES, C. A. Possibilidades de incorporação da análise crítica do discurso de Norman Fairclough no estudo das organizações. EBAPE, v. 15, n. 1, p. 1-20, 2017. https://doi.org/10.1590/1679-395132088

SOUZA, M. P. J. A palavra convence o exemplo arrasta. In: Martins Filho, J. R. Os militares e a crise brasileira. São Paulo: Alameda, 2021.

SUCHMAN, M. C. Managing legitimacy: strategic and institutional approaches. Academy of Management Review, v. 20, n. 3, p. 571–610, p. 1995. https://doi.org/10.2307/258788

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.

TRIBUNAL Superior Eleitoral (TSE). Brasil acima de tudo, Deus acima de todos. 2018. Disponível em: http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018/propostas-de-candidatos. Acesso em: 20 de jul. 2021.

SOLENIDADE de Posse dos ministros da Justiça e Segurança Pública e da AGU, 2020. 1 vídeo (45min05seg). Publicado pelo canal TV BrasilGov. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SFjw3tCltkM. Acesso em: 12 de nov. 2021

VAARA, E.; TIENARI, J.; KOVESHNIKOV, A. From cultural differences to identity politics: A critical discursive approach to national identity in multinational corporations. Journal of Management Studies, n. 58, p. 2052-2081, 2019. https://doi.org/10.1111/joms.12517

VAARA, E. Struggles over legitimacy in the Eurozone crisis: Discursive legitimation strategies and their ideological underpinnings. Discourse and Society, v. 25, n. 4, p. 500–518, 2014. https://doi.org/10.1177/0957926514536962

VAN LEEUWEN, T.; WODAK, R. Legitimizing immigration control: A discourse-historical analysis. Discourse Studies, v. 1, n. 1, p. 83–118, 1999. https://doi.org/10.1177/1461445699001001005

VAN LEEUWEN, T. Legitimation in discourse and communication. Discourse & Communication, v. 1, n. 1, p. 91–112, 2007. https://doi.org/10.1177/1750481307071986

VAN LEEUWEN, T. Discourse and practice: New tools for critical discourse analysis. Oxford: Oxford University Press, 2008.

WEBER, M. Ensaios de sociologia. São paulo: LTC Editora, 1982.

WEBER, M. Economia e sociedade. Brasília: Editora UnB, 2015.

WODAK, R. The politics of fear: What right-wing populist discourses mean. Los Angeles: Sage, 2015.




DOI: https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2022.v9n1.483

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

 

 

DOI 10.21583 

eISSN: 2447-4851

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia