MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL E COLONIALIDADE EPISTÊMICA: UMA ABORDAGEM TERRITORIAL

Suzie Terci Kaetsu, Priscilla Borgonhoni Chagas, Fabiane Cortez Verdu

Resumo


O presente estudo teve por objetivo identificar como os elementos da abordagem territorial E-P-C-N proposta por SAQUET (2005), são percebidos e avaliados pelos estudantes de pós-graduação em Administração em suas escolhas de mobilidade acadêmica entre países do hemisfério Sul e Norte, numa perspectiva de colonialidade epistêmica. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo. Os resultados evidenciaram que crenças e escolhas dos estudantes sobre a mobilidade estão permeadas pela colonialidade epistêmica; preferem os países considerados desenvolvidos e que são denominados como “referência” em ciência e tecnologia, situados no Norte Global, com exceção da Austrália. O conhecimento, a educação e as oportunidades geradas no Brasil e nos países ao Sul Global (em especial nos países latinos), são considerados inferiores aos gerados nos países ao Norte Global.

 


Palavras-chave


Mobilidade acadêmica internacional; Internacionalização do ensino superior; Abordagem territorial; Colonialidade epistêmica.

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DOI: https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2022.v9n3.496

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DOI 10.21583 

eISSN: 2447-4851

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