O CAMINHO CONTRADITÓRIO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE PARA A NOVA GERAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Glauco Ludwig Araujo

Resumo


O presente artigo traz reflexões sobre o perfil dos novos professores universitários e a polêmica discussão sobre o processo de profissionalização da docência, levando em consideração especialmente as condições de trabalho e as demandas de produtividade científica. É baseado especialmente no banco de dados da pesquisa “A nova geração de professores universitários: profissionalização, condições de trabalho e sua relação com a produtividade científica na UFRGS”, estudo de caso realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante os anos de 2012 e 2013. Buscou-se revisitar os dados encontrados na pesquisa, de modo a atualizar a reflexão para o contexto atual. O caráter das mudanças observadas está em consonância com o amplo movimento de transformação da universidade brasileira, acelerado especialmente na última década do século passado. A metamorfose do perfil da universidade pode ser categorizada na passagem de um caráter de instituição social para o de organização social, de princípios sociais universais para o de objetivos particularistas. Nesse contexto, os novos professores enfrentam a problemática da profissionalização, em meio às contradições de um processo em que as condições de trabalho e demandas crescentes de produtividade científica atuam no sentido inverso ao de uma maior autonomia de trabalho. Incorporam o novo ethos acadêmico mesmo em meio a dificuldades e repercussões negativas sobre o seu trabalho e vida pessoal, assimilando os valores da nova sociabilidade produtiva.

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DOI: https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2015.v2n2.51

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DOI 10.21583 

eISSN: 2447-4851

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