#MINDSET DE DESEMPENHO: O IMPERATIVO DO DESEMPENHO NO DISCURSO DOS USUÁRIOS NO LINKEDIN

João Pedro Falcão, Luciana Carrilho Cavalaro, Nicole Bizarria Camperoni, Karin Brondino-Pompeo

Resumo


Os indivíduos na sociedade contemporânea são motivados a trabalhar cada vez mais, e de forma produtiva e independente. A pressão para dar o melhor de si constantemente faz com que trabalhadores estendam suas jornadas de trabalho, assumam responsabilidades adicionais e até adoeçam, isso porque buscam um ideal de sucesso profissional. Esse comportamento, chamado de imperativo do desempenho, pode ser observado no LinkedIn — uma das maiores redes sociais atualmente, criada com o intuito de conectar profissionais. O LinkedIn não só oferece a criação de um currículo on-line, como também incentiva que seus usuários publiquem sobre seus sucessos no trabalho, para construir suas jornadas profissionais dentro da plataforma. O objetivo principal deste estudo é evidenciar a existência do imperativo de desempenho no discurso dos usuários na plataforma LinkedIn, entendendo como ele aparece de diferentes formas através das publicações na rede social. Utilizamos a análise de discurso em postagens do LinkedIn e entrevistas com usuários da plataforma. Os achados revelam quatro principais formas em que o imperativo do desempenho está presente. As postagens #SoftSkills incentivam o "viver para trabalhar" e a busca por ensinamentos e competências mesmo em situações fora do trabalho. Já nas postagens #DeusNoComando, os usuários relacionam suas crenças ao momento em que se encontram na jornada profissional. As postagens #Conquista exaltam momentos da vida profissional, sejam eles um novo emprego ou a presença em uma palestra. Por fim, nas postagens #Gratidão, os autores agradecem às empresas pela oportunidade de trabalho numa situação delicada: o desligamento.


Palavras-chave


Performance. Imperativo de desempenho. Sociedade do cansaço. LinkedIn. Trabalho.

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DOI: https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2023.v10n1.511

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