EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL: SEMELHANÇAS E DIVERGÊNCIAS NA DIMENSÃO CAPACIDADE DE INOVAR EM EMPRESAS DE TECNOLOGIA DIGITAL

Monalisa Tatiane de Medeiros Freitas, Yákara Vasconcelos Pereira

Resumo


O objetivo deste estudo consiste em identificar as semelhanças e divergências entre os aspectos da dimensão capacidade de inovar do empreendedorismo internacional, visando compreender como esses elementos podem ser utilizados para aprimorar as estratégias de internacionalização. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas em um grupo de organizações especializadas em tecnologias digitais, localizadas no estado da Paraíba. A análise de dados foi conduzida com base na análise de conteúdo de Bardin (2011), utilizando o software ATLAS.ti. O estudo contribui, de forma teórica e prática, por ser um dos poucos que retrata a relação entre empreendedorismo internacional, capacidade de inovar e tecnologias em pequenas e médias empresas brasileiras, possibilitando o aprimoramento das estratégias de internacionalização a partir da inovação.

O objetivo deste estudo consiste em identificar as semelhanças e divergências entre os aspectos da dimensão capacidade de inovar do empreendedorismo internacional, visando compreender como esses elementos podem ser utilizados para aprimorar as estratégias de internacionalização. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas em um grupo de organizações especializadas em tecnologias digitais, localizadas no estado da Paraíba. A análise de dados foi conduzida com base na análise de conteúdo de Bardin (2011), utilizando o software ATLAS.ti. O estudo contribui, de forma teórica e prática, por ser um dos poucos que retrata a relação entre empreendedorismo internacional, capacidade de inovar e tecnologias em pequenas e médias empresas brasileiras, possibilitando o aprimoramento das estratégias de internacionalização a partir da inovação.


Palavras-chave


Empreendedorismo internacional; Inovação; Tecnologia.

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DOI: https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2024.v11n3.591

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