DO LIKE AO LUCRO: FINFLUENCERS E A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NAS REDES DO CAPITAL FINANCEIRO

Daniel Pereira Alves de Abreu, Cleverson Ramon Carvalho Silva

Resumo


Mais conhecidos como finfluencers, os produtores de conteúdo focados na área financeira ganharam popularidade nas redes sociais ao fornecer conselhos, informar e divulgar produtos financeiros. Diante do exposto e partindo do aporte teórico-metodológico marxista, o presente artigo tem como objetivo realizar um mapeamento inicial da atuação dos finfluencers brasileiros através de uma análise documental de relatórios ANBIMA sobre o assunto. Os resultados apontam para uma produção ideológica que, ao mesmo tempo, informa sobre os acontecimentos do mundo financeiro e é porta-voz dos interesses das instituições financeiras, tanto no sentido de vender seus produtos quanto de produzir o “estilo de vida” ideal para essas mercadorias. Outro resultado aponta para os limites do estado frente à situação e as redes sociais onde esses conteúdos se concentram e o público que o consome, demonstrando que há um direcionamento para o público jovem que acessa o Twitter/X e o YouTube

Palavras-chave


Finfluencers,Produtor de Conteúdo, Análise Documental, Marxismo

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DOI: https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2024.v11n2.627

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