PARA ALÉM DA ESPETACULARIZAÇÃO DA AULA: UMA ANÁLISE SOBRE OS MODISMOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Luiz Gustavo alves de lara Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Positivo (PPGA UP) https://orcid.org/0000-0002-8916-9333
  • Rafaela Novaski Morges Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Positivo (PPGA UP) https://orcid.org/0000-0002-3181-9444
  • Vinícius Brasil Taborda Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Positivo (PPGA UP)

Palavras-chave:

Ensino da Administração, Metodologias ativas, Egressos de Administração.

Resumo

Este ensaio, em quatro atos reflexivos, abre questões sobre modismos pedagógicos que suprimem discussões críticas na formação em Administração. Problematizamos lógicas formativas dissociadas da conexão entre ensino e prática, condição necessária para que estudantes trabalhadores alcancem trabalhos dignos em um contexto de precarização do ensino e do emprego, fruto da lógica neoliberal. Discutimos a dificuldade histórica de egressos em funções compatíveis com sua formação e criticamos metodologias importadas, desvinculadas da realidade local, disseminadas como soluções ideais. Com base na escuta de dez docentes, compreendemos a função de diferentes metodologias, incluindo práticas de ensino de massa apresentadas como metodologias ativas, mas nem sempre comprometidas com a condição de trabalho dos professores e a realidade dos estudantes que veem no ensino superior uma via de emancipação e ascensão social.

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Biografia do Autor

Luiz Gustavo alves de lara, Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Positivo (PPGA UP)

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2006), mestrado (2015) e doutorado (2019) em Administração pela Universidade Positivo. Graduado em Psicologia pela UTP PR (2023) e está um percurso de formação em psicanálise de orientação lacaniana desde 2018. Tem experiência como docente no ensino superior na graduação e pós-graduação. Possui experiência em organizações e atuou oito anos no setor bancário. Atualmente trabalha na Universidade Positivo, onde é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UP, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Administração da Positivo Business School, da Câmara de Pesquisa e pós-Graduação da instituição. Nesta universidade também desenvolve projetos de extensão. No programa de Pós Graduação em Administração está vinculado à linha de pesquisa Estudos Organizacionais. Na comunidade acadêmica lidera o tema Ontologias e Episemologias em Estudos Organizacionais no SEMEAD. É vice-líder do grupo de pesquisa Organizações, linguagem e Mudança Social. A partir de uma visada hermenêutica e psicanalítica, desenvolve estudos críticos sobre discursos organizacionais e suas consequencias no campo social.

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Publicado

2025-12-07

Como Citar

LARA, Luiz Gustavo alves de; NOVASKI MORGES, Rafaela; BRASIL TABORDA, Vinícius. PARA ALÉM DA ESPETACULARIZAÇÃO DA AULA: UMA ANÁLISE SOBRE OS MODISMOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, Curitiba, v. 12, n. 1, p. 119–147, 2025. Disponível em: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/643. Acesso em: 15 dez. 2025.