PARA ALÉM DA ESPETACULARIZAÇÃO DA AULA: UMA ANÁLISE SOBRE OS MODISMOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO
Palavras-chave:
Ensino da Administração, Metodologias ativas, Egressos de Administração.Resumo
Este ensaio, em quatro atos reflexivos, abre questões sobre modismos pedagógicos que suprimem discussões críticas na formação em Administração. Problematizamos lógicas formativas dissociadas da conexão entre ensino e prática, condição necessária para que estudantes trabalhadores alcancem trabalhos dignos em um contexto de precarização do ensino e do emprego, fruto da lógica neoliberal. Discutimos a dificuldade histórica de egressos em funções compatíveis com sua formação e criticamos metodologias importadas, desvinculadas da realidade local, disseminadas como soluções ideais. Com base na escuta de dez docentes, compreendemos a função de diferentes metodologias, incluindo práticas de ensino de massa apresentadas como metodologias ativas, mas nem sempre comprometidas com a condição de trabalho dos professores e a realidade dos estudantes que veem no ensino superior uma via de emancipação e ascensão social.Downloads
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