A Ideologia na Educação e Didática Brasileira: Uma Pedra no Caminho para uma Práxis Libertadora.

Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhao, Pedro Nunes Gouveia, Flávia Carolini Pereira Santos

Resumo


A linguagem do conhecimento foi alterada para aquela que mais se aproximou dos interesses do capital privado, prejudicando o fomento da crítica e do pensamento heterodoxo nas metodologias pedagógicas, substituindo-as pelo simples racionalismo positivista - entusiasta aos burgueses - ao sacralizar a industrialização e o progresso capitalista pela técnica e pela ciência. Não somente a educação, mas gradativamente, grande parte do processo formativo no Brasil, têm sido vítimas de ameaças de diversas políticas e planos que promovem a massificação cultural e extinguem as possibilidades de uma percepção mais crítica da sociedade. A partir dessa premissa, o presente artigo esforça-se em analisar e dissertar sobre os interesses e impactos de tais políticas, colocando sobre análise os malefícios das mesmas na formação da consciência humana e transmissão do conhecimento.


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DOI: https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2016.v3n1.73

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