Os Rolezinhos em Shopping Centers: Reflexões sobre o que Agregam e em que Desafiam os Estudos dos Shoppings como Espaços de Segregação Social e Urbana

Autores

  • Juliana Cristina Teixeira Universidade Federal de São João del-Rei / Universidade Federal de Minas Gerais
  • Amon Narciso de Barros FGV-EAESP

DOI:

https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2016.v3n2.80

Palavras-chave:

Rolezinhos, Shopping centers, Espaços, Segregação social e urbana, Consumo.

Resumo

O objetivo deste ensaio teórico é apresentar um breve panorama sobre o que os estudos que envolvem o espaço do shopping center (como os do campo da geografia urbana e os que estudam em geral as dinâmicas de segregação social nas cidades) já vinham discutindo a respeito de sua relação com o espaço urbano, com a segregação social, e com práticas culturais de consumo. Em seguida, como principal contribuição para a compreensão do fenômeno, refletir sobre o que os rolês agregam e em que desafiam os estudos sobre os shopping centers como espaços de segregação. Argumentamos que os rolês trazem novos elementos empíricos que reforçam a caracterização do shopping como espaço de segregação; e a caracterização dos espaços como estando envoltos por dinâmicas de significação, ressignificação e resistência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Cristina Teixeira, Universidade Federal de São João del-Rei / Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Administração pelo Centro de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais - CEPEAD/UFMG, linha de pesquisa Estudos Organizacionais e Sociedade. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade - NEOS / UFMG e do Grupo de Estudos sobre Poder em Organizações - GEPO / UFES. Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da Universidade Federal de São João del-Rei. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP/UFSJ). 

Amon Narciso de Barros, FGV-EAESP

Professor na graduação e em programas de pós-graduação na FGV-EAESP. Doutor em administração pelo CEPEAD/UFMG (2013).

Downloads

Publicado

2017-07-16

Como Citar

TEIXEIRA, Juliana Cristina; BARROS, Amon Narciso de. Os Rolezinhos em Shopping Centers: Reflexões sobre o que Agregam e em que Desafiam os Estudos dos Shoppings como Espaços de Segregação Social e Urbana. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 101–126, 2017. DOI: 10.21583/2447-4851.rbeo.2016.v3n2.80. Disponível em: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/80. Acesso em: 1 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos