Os Rolezinhos em Shopping Centers: Reflexões sobre o que Agregam e em que Desafiam os Estudos dos Shoppings como Espaços de Segregação Social e Urbana
DOI:
https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2016.v3n2.80Palavras-chave:
Rolezinhos, Shopping centers, Espaços, Segregação social e urbana, Consumo.Resumo
O objetivo deste ensaio teórico é apresentar um breve panorama sobre o que os estudos que envolvem o espaço do shopping center (como os do campo da geografia urbana e os que estudam em geral as dinâmicas de segregação social nas cidades) já vinham discutindo a respeito de sua relação com o espaço urbano, com a segregação social, e com práticas culturais de consumo. Em seguida, como principal contribuição para a compreensão do fenômeno, refletir sobre o que os rolês agregam e em que desafiam os estudos sobre os shopping centers como espaços de segregação. Argumentamos que os rolês trazem novos elementos empíricos que reforçam a caracterização do shopping como espaço de segregação; e a caracterização dos espaços como estando envoltos por dinâmicas de significação, ressignificação e resistência.
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