EMPREENDEDOR DE SI PRÓPRIO: COMO A CULTURA DO MANAGEMENT CONTRIBUI PARA O SEQUESTRO DA SUBJETIVIDADE

Denise Aparecida Hipólito Borges, Monica Carvalho Alves Cappelle, Rafaella Cristina Campos

Resumo


O empreendedorismo, nos últimos anos deixou de ser algo raro e tem se tornado cada vez mais um fenômeno de massa disseminando, através da Cultura do Management, a idealização de que o empreendedor é um indivíduo de sucesso e, portanto, a sua conduta é um padrão a ser seguido. Partindo do pressuposto de que o sujeito empreendedor torna-se assim uma figura simbólica de respeito, de sucesso e de inspiração e que essa idealização acaba sendo incorporada pelos indivíduos, a questão que impulsionou as reflexões deste ensaio é como a Cultura do Management, através do culto ao empreendedor, pode influenciar o comportamento dos indivíduos nas organizações? Desta maneira, objetiva-se com este artigo contribuir para as reflexões acerca do empreendedorismo nos estudos organizacionais discutindo como os indivíduos assimilam e interiorizam o conceito de empreendedor e como essa internalização irá contribuir para que ocorra o sequestro da sua subjetividade nas organizações.


Palavras-chave


Empreendedorismo; Cultura do Management; Sequestro da Subjetividade.

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DOI: https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n2.234

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