EMPREENDEDOR DE SI PRÓPRIO: COMO A CULTURA DO MANAGEMENT CONTRIBUI PARA O SEQUESTRO DA SUBJETIVIDADE

Autores

  • Denise Aparecida Hipólito Borges Doutoranda, Mestre e Administradora Pública pela Universidade Federal de Lavras - UFLA.
  • Monica Carvalho Alves Cappelle Professora Associada na UFLA
  • Rafaella Cristina Campos Professora efetiva da Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON, e estudante de doutorado da Universidade Federal de Lavras - UFLA.

DOI:

https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n2.234

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Cultura do Management, Sequestro da Subjetividade.

Resumo

O empreendedorismo, nos últimos anos deixou de ser algo raro e tem se tornado cada vez mais um fenômeno de massa disseminando, através da Cultura do Management, a idealização de que o empreendedor é um indivíduo de sucesso e, portanto, a sua conduta é um padrão a ser seguido. Partindo do pressuposto de que o sujeito empreendedor torna-se assim uma figura simbólica de respeito, de sucesso e de inspiração e que essa idealização acaba sendo incorporada pelos indivíduos, a questão que impulsionou as reflexões deste ensaio é como a Cultura do Management, através do culto ao empreendedor, pode influenciar o comportamento dos indivíduos nas organizações? Desta maneira, objetiva-se com este artigo contribuir para as reflexões acerca do empreendedorismo nos estudos organizacionais discutindo como os indivíduos assimilam e interiorizam o conceito de empreendedor e como essa internalização irá contribuir para que ocorra o sequestro da sua subjetividade nas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Denise Aparecida Hipólito Borges, Doutoranda, Mestre e Administradora Pública pela Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Doutoranda em Administração, Mestre em Ciências tendo concluído o curso de Mestrado em Administração (2018) e Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras- UFLA (2015). Foi distinguida em primeiro lugar, no prêmio "Mérito Acadêmico". Desenvolveu projetos de extensão e de iniciação científica nesta Instituição sendo bolsista do programa PIBIC do CNPq e por três vezes bolsista do programa PIBIC da FAPEMIG. Durante esse tempo trabalhou com temas voltados à transparência pública e ao empreendedorismo no setor público tendo obtido o título de menção honrosa por um trabalho apresentado em 2014 relacionado ao último tema. Cursou dois anos do curso de Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Fundação de Ensino Superior de Passos (2007-2009). Nesse período atuou principalmente com os temas: reciclagem e resíduos sólidos conduzindo dois projetos nesta mesma instituição como bolsista da FAPEMIG. Foi Chefe de Divisão, Chefe de Departamento e Gerente de Planejamento Estratégico nas Secretarias Municipais de Planejamento e Administração da Prefeitura Municipal de Lavras/MG atuando nas áreas de contratos administrativos, gestão e acompanhamento de convênios junto às Secretarias de Estado, contratos de repasse e termos de compromisso junto aos Ministérios e Caixa Econômica Federal e prestação de contas junto aos órgãos concedentes o que lhe conferiu experiência com licitação, controle, planejamento, orçamento, contabilidade e finanças públicas . Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras com ênfase na área de Organizações, Gestão e Sociedade- Linha: Estudos Organizacionais e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade (NEORGS). Também exerceu o cargo em comissão como GMC- Gerente Municipal de Contratos e Convênios na Prefeitura Municipal de Lavras/MG onde atuou diretamente com captação de recursos externos, gestão de contratos administrativos, gerenciamento de convênios e prestações de contas.

Monica Carvalho Alves Cappelle, Professora Associada na UFLA

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras- UFLA (1999), possui Mestrado em Administração por essa mesma Universidade (2002) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2006). Tem experiência na área de Administração com ênfase em Estudos Organizacionais, Metodologia de Pesquisa e Gestão de Pessoas atuando principalmente nos seguintes temas: relações de trabalho, relações de gênero, subjetividade, identidade, cultura, carreira, relações de poder e poder disciplinar. Atualmente é professora associada do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras e pesquisadora líder do grupo de pesquisa NEORGS- Núcleo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade. Foi membro da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) de 2012 a 2016 na qual esteve como coordenadora nos anos 2013 e 2014. Foi líder do tema Gênero e Diversidade da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), área de Estudos Organizacionais por cinco mandatos (2011-2015).

Rafaella Cristina Campos, Professora efetiva da Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON, e estudante de doutorado da Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Professora de Educação Superior na FAGAMMON desde agosto de 2014 até o presente momento; Professora de Cursos Livres nas áreas de trabalho e relações interpessoais no SENAC/MG unidade Lavras, desde setembro de 2015 até presente momento; Doutoranda pela Universidade Federal de Lavras - UFLA no Departamento de Administração e Economia (DAE) com Ênfase na Linha 2: Organizações, Gestão e Sociedade com formação completa prevista para dezembro/2018. Mestre pela Universidade Federal de Lavras - UFLA no Departamento de Administração e Economia (DAE) com Ênfase na Linha 2: Organizações, Gestão e Sociedade com formação completa em fevereiro/2014; Psicóloga Bacharel pelo Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS com formação completa em dezembro/2011; Micro Empreendedora Consultora em Gestão de Pessoas e Orientação de Carreira e Profissional desde janeiro de 2012 até presente momento; Psicóloga Educacional na área de Orientação Profissional e Vocacional no Instituto Presbiteriano Gammon de março de 2016 até presente momento; Atuante no Núcleo de Pesquisa em Organização, Gestão e Sociedade, no departamento de administração e economia da Universidade Federal de Lavras (NEORGS/DAE/UFLA) Coordenado pela Professora Dr. Mônica Cappelle desde janeiro de 2012 até presente momento; Atuante no Grupo de Estudos de Filosofia da Psicanálise coordenado pela professora Dr.ª Léa Silveira, do departamento de ciências humanas da Universidade Federal de Lavras (DCH/UFLA) desde julho de 2015 até presente momento; Fundadora e Coordenadora do Grupo de Extensão Sobre Trabalho, Organizações e Relações Humanas (GESTORH) em exercício na Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON, desde fevereiro de 2016 até presente momento; Pesquisadora na área de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas com Ênfase em Carreira e Construção de Carreira. CONTATOS: (35)9-8898-4583; rafaella_ccampos@hotmail.com

Referências

BARBOSA, L. Ponto crítico: conhecimento ou adestramento? Revista de Administração de Empresas Executivo, v. 1, n. 2, p. 80-84, 2003.

BRESSAN, F.; TOLEDO, G. L. A influência das características pessoais do empreendedor nas escolhas estratégicas e no processo de tomada de decisão. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 13, n. 3, p. 309-324, 2013-12 2013. Disponível em: < http:///scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572013000300008〈=pt >. Acesso em: 20 fev. 2018.

COSTA, A. S. M.; BARROS, D. F.; SARAIVA, L. A. S. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 01-06, Mar. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512014000100002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 21 jan. 2018.

COSTA, A. M.; COSTA, A. M.; BARROS, D. F.; CARVALHO, J. L. F. S. A Dimensão Histórica dos discursos acerca do Empreendedor e do Empreendedorismo. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), v. 15, p. 179-197, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v15n2/v15n2a02.pdf>. Acesso em 20 dez. 2017.

DOMINGUES, J. M. Criatividade social, subjetividade coletiva e a modernidade brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Contracapa, 1999.

EHRENBERG, A. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2010.

FARIA, J.H. de; MENEGHETTI, F.K. O sequestro da subjetividade. In: FARIA, J.H. de. Análise Crítica Das Teorias E Práticas Organizacionais. São Paulo: Atlas, 2007. 342 p.

GAULEJAC, V. de. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. Aparecida: Ideias & Letras, 2007.

ITUASSU, C. T.; TONELLI, M. J. Sucesso, mídia de negócios e a cultura do management no Brasil. Cad. EBAPE. BR, Rio de Janeiro , v. 12, n. 1, p. 86-111, Mar. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512014000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 dez. 2017.

JARAMILLO VILLANUEVA, J. L. et al. Perfil empreendedor de los pequeños empresarios agropecuarios en El Valle de Puebla, México. Entramado, v. 8, n. 1, p. 44-57, 2012-01 2012. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1900-38032012000100004〈=pt >. Acesso em 21 jan. 2018.

LUZ, A. R. da.; SILVA, F. M. Reflexões sobre a inserção profissional como processo de produção de subjetividade individuada. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS. Anais... Porto Alegre, 2016. Disponível em: <https://anaiscbeo.emnuvens.com.br/cbeo/article/view/266>. Acesso em: 10 dez. 2017.

MACHADO, R. F.; VIEIRA, A.; GARCIA, F. C. O processo de construção de vínculos e de identificação de servidores públicos e trabalhadores celetistas: estudo de caso de uma instituição federal de ensino superior. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 14, n. 3, p. 354-371, set-dez. 2013.

MARKMAN, G. D., & BARON, R. A. (2003). Person-entrepreneurship fit: why some people are more successful as entrepreneurs than others. Human Resource Management Review, 13(2), 281-301.

McCLELLAND, D. C. The achieving society. Princeton, N. J.: Van Nostrand, 1961.

MIZOCZKY, M.; FLORES, R. K.; GOULART, S. Anti-Management Statement in dialogue with critical brasilian authors. RAE, v. 55, n. 2, mar-abr, p. 130-138.

MORO, C. V. M.; AMADOR, F. S. O trabalho da gestão: notas sobre poder e subjetividade. Rev. Psicol., Organ. Trab., Brasília, v. 15, n. 2, p. 201-211, jun. 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572015000200009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 dez. 2017.

MOSAKOWSKI, E. Entrepreneurial resources, organizational choices, and competitive outcomes. Organization Science, Davis, v. 9, n. 6, p. 625-641, Nov./Dec. 1998.

ORSIOLLI, T. A. E.; NOBRE, F. S. Empreendedorismo Sustentável e Stakeholders Fornecedores: Criação de Valores para o Desenvolvimento Sustentável. Revista de Administração Contemporânea, p. 502-523, 2016-08 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552016000400502〈=pt>. Acesso em: 20 fev. 2018.

PINHO, J. C.; THOMPSON, D. Condições Estruturais Empreendedoras na Criação de Novos Negócios: a Visão de Especialistas. Revista de Administração de Empresas, p. 166-181, 2016-04 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902016000200166〈=pt>. Acesso em: 20 dez. 2017.

RAMPAZO, A. V. O Management e o Projeto de Controle do Mundo. Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, [S.l.], v. 2, n. 4, p. 569-619, ago. 2015. ISSN 2358-6311. Disponível em: <http://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2760>. Acesso em: 21 fev. 2018.

RIZZATO, S. D. C. E. C.; MORAN, M. C. Empreendedorismo e personalidade: o perfil em estudantes brasileiros. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 13, n. 3, p. 279-291, 2013-12 2013. Disponível em: < http:///scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572013000300006〈=pt >. Acesso em: 21 fev. 2018.

SCHUMPETER, J. A. Economic theory and entrepreneurial history. Trabalho reproduzido por Tamás Szmrecsányi. Revista Brasileira de Inovação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 203-224, jul./dez. 2002.

______. Teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982. 170 p.

WOOD, T.; PAULA, A. P. P. Pop management. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 25., 2001, Campinas, SP. Anais... Rio de Janeiro: EnANPAD, 2007.

WOOD JR., T.; PAULA, A. P. P. A mídia especializada e a cultura do management. Organ. Soc., Salvador, v. 13, n. 38, p. 91-105, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302006000300006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 23 jan. 2018.

Publicado

2019-10-14

Como Citar

HIPÓLITO BORGES, Denise Aparecida; CAPPELLE, Monica Carvalho Alves; CAMPOS, Rafaella Cristina. EMPREENDEDOR DE SI PRÓPRIO: COMO A CULTURA DO MANAGEMENT CONTRIBUI PARA O SEQUESTRO DA SUBJETIVIDADE. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 410–427, 2019. DOI: 10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n2.234. Disponível em: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/234. Acesso em: 30 ago. 2025.