PIRATARIA DIGITAL DE AUDIOVISUAIS NO BRASIL: UM DIÁLOGO ENTRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Lourenço Kawakami Tristão, Sérgio Luís Boeira

Resumo


Com o advento da internet a pirataria digital de audiovisuais tem se tornado um problema cada vez mais relevante e ambíguo: por um lado, representa ameaça à indústria cinematográfica, por outro, a possibilidade de revolução do acesso ao conhecimento e à cultura. Entretanto, essa problemática tem sido tratada de maneira simplificadora. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi realizar uma comparação dialógica entre as representações sociais de dois grupos diretamente envolvidos com a pirataria no Brasil, denominados nesta pesquisa por “piratas” e “antipiratas”, visando superar o pensamento dicotômico. O estudo adotou uma postura bricoleur para a coleta de dados, e a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2007) para a interpretação. Como resultados, apresentamos um quadro síntese das representações sociais identificadas, e reflexões críticas a respeito das possibilidades de superação do conflito.


Palavras-chave


Pirataria digital de audiovisuais; Cibercultura; Representações sociais.

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DOI: https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2021.v8n3.461

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