A Grounded Theory como uma auxiliar para compreender a (não) inclusão de deficientes no trabalho

Authors

  • Eva Bessa Soares Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2018.v5n1.157

Keywords:

Grounded Theory, Inclusão de deficiente

Abstract

Nessa pesquisa, buscou-se conhecer o contexto da (não) inclusão de profissionais com deficiência, a partir da metodologia da Grounded Theory, que contemplou um estudo empírico no qual foram envolvidas oito empresas de uma cidade no interior de Minas Gerais/Brasil. Os resultados apontam que tanto os profissionais com deficiências, quanto os gestores têm dificuldades nesse processo de inclusão. Assim, a Lei 8.231/91 (Lei de Cotas) vem sendo cumprida parcialmente pelas empresas estudadas. As contribuições desse artigo consistem em auxiliar no preenchimento das lacunas existentes na literatura quanto à utilização dessa metodologia para estudar a inclusão de deficientes no trabalho no campo da Administração, principalmente na gestão de pessoas, além de contribuir para a divulgação de algumas das  potencialidades dessa metodologia para as pesquisas qualitativas.

 

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Author Biography

Eva Bessa Soares, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora no DEENP/UFOP

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Published

2018-07-17

How to Cite

SOARES, Eva Bessa. A Grounded Theory como uma auxiliar para compreender a (não) inclusão de deficientes no trabalho. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 97–122, 2018. DOI: 10.21583/2447-4851.rbeo.2018.v5n1.157. Disponível em: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/157. Acesso em: 24 aug. 2025.

Issue

Section

Artigos