ARTICULAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ANÁLISE FÍLMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME A FÁBRICA DE SONHOS

Autores/as

  • David Silva Franco Instituto Federal de Minas Gerais
  • Gérber Lúcio Leite Instituto Federal de Minas Gerais
  • Venilson Luciano Benigno Fonseca Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2020.v7n2.385

Palabras clave:

Análise Baseada em Problemas, Análise Fílmica, Teorias da Administração, Ensino Interdisciplinar, Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Resumen

Este estudo tem como objetivo propor uma prática pedagógica que articula Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e análise fílmica, tomando como recurso audiovisual o longa-metragem A Fábrica de Sonhos. Com a sociedade ficando cada vez mais complexa e com constantes transformações produtivas, aceleradas pelas inovações tecnológicas, considera-se que o ensino em Administração se situa em contextos dinâmicos e mutáveis. Em tal cenário, a postura docente de estimular metodologias ativas de aprendizagem, favorecendo o pensamento crítico dos estudantes, a fim de que analisem os problemas considerando os seus múltiplos fatores, tende a propiciar a construção mútua de conhecimentos de forma mais efetiva. A ABP é uma das metodologias utilizadas para fomentar o diálogo e as descobertas dos estudantes, por meio de conhecimentos interdisciplinares. Já a análise fílmica auxilia didaticamente o ensino em Administração, ao provocar nos estudantes estímulos cognitivos por meio da aprendizagem social, atribuindo sentido na relação dos conteúdos das disciplinas com o contexto sócio-histórico. Como metodologia da pesquisa, foi realizada a análise fílmica e elaborada a proposta pedagógica embasada na ABP. Como resultado, tem-se a análise fílmica de A Fábrica de Sonhos, a identificação dos problemas ficcionais apresentados no longa e sua correspondência com teorias da Administração, além de serem feitas orientações para a aplicação da proposta interdisciplinar de ensino.

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Biografía del autor/a

David Silva Franco, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais

Professor EBTT no Instituto Federal de Minas Gerais

Pesquisador do NEC-TraMa

Gérber Lúcio Leite, Instituto Federal de Minas Gerais

Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes

Professor EBTT no Instituto Federal de Minas Gerais

Venilson Luciano Benigno Fonseca, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutor em Geografia Humana pela Universidade Federal de Minas Gerais

Professor EBTT no Instituto Federal de Minas Gerais

 

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Publicado

2020-10-07

Cómo citar

FRANCO, David Silva; LEITE, Gérber Lúcio; FONSECA, Venilson Luciano Benigno. ARTICULAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ANÁLISE FÍLMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME A FÁBRICA DE SONHOS. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, Curitiba, v. 7, n. 2, p. 398–424, 2020. DOI: 10.21583/2447-4851.rbeo.2020.v7n2.385. Disponível em: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/385. Acesso em: 16 sep. 2025.