ARTICULAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ANÁLISE FÍLMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME A FÁBRICA DE SONHOS
DOI:
https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2020.v7n2.385Palabras clave:
Análise Baseada em Problemas, Análise Fílmica, Teorias da Administração, Ensino Interdisciplinar, Metodologias Ativas de Aprendizagem.Resumen
Este estudo tem como objetivo propor uma prática pedagógica que articula Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e análise fílmica, tomando como recurso audiovisual o longa-metragem A Fábrica de Sonhos. Com a sociedade ficando cada vez mais complexa e com constantes transformações produtivas, aceleradas pelas inovações tecnológicas, considera-se que o ensino em Administração se situa em contextos dinâmicos e mutáveis. Em tal cenário, a postura docente de estimular metodologias ativas de aprendizagem, favorecendo o pensamento crítico dos estudantes, a fim de que analisem os problemas considerando os seus múltiplos fatores, tende a propiciar a construção mútua de conhecimentos de forma mais efetiva. A ABP é uma das metodologias utilizadas para fomentar o diálogo e as descobertas dos estudantes, por meio de conhecimentos interdisciplinares. Já a análise fílmica auxilia didaticamente o ensino em Administração, ao provocar nos estudantes estímulos cognitivos por meio da aprendizagem social, atribuindo sentido na relação dos conteúdos das disciplinas com o contexto sócio-histórico. Como metodologia da pesquisa, foi realizada a análise fílmica e elaborada a proposta pedagógica embasada na ABP. Como resultado, tem-se a análise fílmica de A Fábrica de Sonhos, a identificação dos problemas ficcionais apresentados no longa e sua correspondência com teorias da Administração, além de serem feitas orientações para a aplicação da proposta interdisciplinar de ensino.
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