O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO E ADENSAMENTO POPULACIONAL NO RECIFE-PE E O DIREITO À MORADIA NA ILHA DE DEUS

Autores/as

  • João Manoel de Vasconcelos Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2022.v9n2.494

Palabras clave:

Adensamento populacional, urbanização, direito à Moradia, ilha de Deus

Resumen

O presente trabalho discute o processo de urbanização brasileiro, na Ilha de Deus, comunidade situada em zona de proteção ambiental, na cidade do Recife-PE. São tratadas questões acerca de como o processo de urbanização se deu no local, decorrentes de um processo desordenado, com o crescimento populacional e a acentuação das desigualdades sociais. Dentre as problemáticas comuns à realidade dos moradores, tem-se a exclusão urbana, além da vulnerabilidade social, associados ao fato de a ilha estar situada em região alagável, em região de manguezal. Nesse sentido, são apresentadas questões relacionadas ao direito à moradia, o cotidiano da população local e seus avanços. Por fim, são trazidas questões para implementação de políticas públicas eficazes, para garantia de moradias dignas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALFONSIN, B. M. Direito à moradia: instrumentos e experiências de regularização fundiária nas cidades brasileiras. Rio de Janeiro, FASE-GTZ-IPPUR/UFRJ – Observatório de Políticas Urbanas e Gestão Municipal, 1997.

AZEVEDO, Sérgio. A crise da política habitacional: dilemas e perspectivas para o final dos anos 90. In: AZEVEDO, Sérgio de; ANDRADE, Luis Aureliano G. de (orgs.). A crise da moradia nas grandes cidades – da questão da habitação à reforma urbana. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.1996.

BAUTISTA, Diana Carolina Goméz. Habitabilidade, políticas públicas e produção do espaço: Um olhar a partir do Conjunto Habitacional do Cordeiro-Recife. In: CASTILHO, Cláudio Jorge Moura de. Movimentos sociais urbanos e construção do espaço do cidadão em lugares pobres do Recife/PE: Uma História dos Movimentos de Bairro, Conquistas e Impasses, na busca da Construção da Cidadania. Revista de Geografia. Vol. 19. Recife: 2002.

BOTEGA, L. R. A Política Habitacional no Brasil (1930-1990). In Periódico de Divulgação Científica da FALS Ano I - Nº 02- Março de 2008;

CARDOSO, Adauto Lucio. Direito à Moradia e o Direito à Cidade. In: SANTOS JUNIOR, Orlando Alves dos; CHRISTOVÃO, Ana Carolina; e NOVAS, Patrícia Ramos. (org) Políticas Públicas e Direito à Cidade: Programa Interdisciplinar de Formação de Agentes Sociais e Conselheiros Municipais. Rio de Janeiro: Letra Capital: Observatório das Metrópoles: IPPUR/UFRJ, 2011.

CASTILHO, Cláudio Jorge Moura de. Movimentos sociais urbanos e construção do espaço do cidadão em lugares pobres do Recife/PE: Uma História dos Movimentos de Bairro, Conquistas e Impasses, na busca da Construção da Cidadania. Revista de Geografia. Vol. 19. Recife: 2002.

CASTILHO, C, J; FERREIRA, P, R. Políticas públicas e (re)produção sustentável do espaço urbano: “programa recife sem palafitas” – seus benefícios e sua natureza social. Acta Geográfica, Boa Vista, v.6, n.13, set./dez. de 2012.

FADE, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco- Plano de Ação Integrada de Investimento para a ZEIS Ilha de Deus. Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado de Pernambuco – SEPLAG. Recife, 2007.

FADE, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco- Plano de Ação Integrada de Investimento para a ZEIS Ilha de Deus. Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado de Pernambuco – SEPLAG. Recife, 2007.

FERREIRA, Regina Fátima C. F. A Reforma Urbana, o Estatuto da Cidades e os Planos Diretores. In: SANTOS JUNIOR, Orlando Alves dos; CHRISTOVÃO, Ana Carolina; e NOVAS, Patrícia Ramos. (org) Políticas Públicas e Direito à Cidade: Programa Interdisciplinar de Formação de Agentes Sociais e Conselheiros Municipais. Rio de Janeiro: Letra Capital: Observatório das Metrópoles: IPPUR/UFRJ, 2011.

HARVEY, David. Cidades rebeldes. Do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

IBGE. Censos. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/ censohistorico/1940_1996.shtm> Acesso em: 20 dez. 2021.

LEFEBVRE, Henry. O Direito à Cidade. São Paulo: Moraes Ltda, 1991.

LIMA, Maria Eugênia Wanderley. O reconhecimento da moradia como direito social: Aplicabilidade do Plano Nacional de Habitação na Produção da Moradia de Interesse Social no Brasil. In: CASTILHO, Cláudio Jorge Moura de. Movimentos sociais urbanos e construção do espaço do cidadão em lugares pobres do Recife/PE: Uma História dos Movimentos de Bairro, Conquistas e Impasses, na busca da Construção da Cidadania. Revista de Geografia. Vol. 19. Recife: 2002.

MARTINS, Ananda de Melo; CASTILHO, Cláudio J. M. de; e DA SILVA, Hernandes Pereira. O Processo de Adensamento Populacional em Áreas de Manguezais: o caso específico da Ilha de Deus, Recife – PE, numa perspectiva de análise que tenta ultrapassar o nível quantitativo. In: XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP. Caxambu, 2006.

MOREIRA, Clara Gomes. Ilha de Deus no Recife – Brasil: Um caso emblemático do direito à moradia conquistado em área de risco legalmente preservada. In: Suelo Urbano, 2017.

MOTTA, Luana Dias. A questão da habitação no Brasil: Políticas públicas, conflitos urbanos e o direito à cidade. Belo Horizonte, 2010. Grupo de estudos em temáticas ambientais. Disponível em: http://conflitosambientaismg.lcc.ufmg.br/producaoacademica/categoria/artigos. Acesso em: 20 dez. 2021.

MELO, Mário Lacerda de. Metropolização e subdesenvolvimento. O caso do Recife. Recife: Ed. Universidade Federal de Pernambuco, 1978.

ROLNIK, R. Estatuto da cidade: guia para implementação pelos municípios e cidadãos. Instituto Pólis/Câmara dos Deputados, Brasília, 2005.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987.

SOBRINHO, M. ALVES DA MOTTA; CLEMENTE, A. DE ANDRADE. O desafio da conservação de manguezais em áreas urbanas: identificação e análise de conflitos socioambientais no Manguezal do Pina – Recife – PE – Brasil. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 11, n. 1/2, p. 8–16, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2270. Acesso em: 21 dez. 2021.

Publicado

2022-08-15

Cómo citar

VASCONCELOS BEZERRA, João Manoel de. O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO E ADENSAMENTO POPULACIONAL NO RECIFE-PE E O DIREITO À MORADIA NA ILHA DE DEUS. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, Curitiba, v. 9, n. 2, p. 351–368, 2022. DOI: 10.21583/2447-4851.rbeo.2022.v9n2.494. Disponível em: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/494. Acesso em: 3 sep. 2025.