O CAMINHO CONTRADITÓRIO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE PARA A NOVA GERAÇÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2015.v2n2.51Resumen
O presente artigo traz reflexões sobre o perfil dos novos professores universitários e a polêmica discussão sobre o processo de profissionalização da docência, levando em consideração especialmente as condições de trabalho e as demandas de produtividade científica. É baseado especialmente no banco de dados da pesquisa “A nova geração de professores universitários: profissionalização, condições de trabalho e sua relação com a produtividade científica na UFRGS”, estudo de caso realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante os anos de 2012 e 2013. Buscou-se revisitar os dados encontrados na pesquisa, de modo a atualizar a reflexão para o contexto atual. O caráter das mudanças observadas está em consonância com o amplo movimento de transformação da universidade brasileira, acelerado especialmente na última década do século passado. A metamorfose do perfil da universidade pode ser categorizada na passagem de um caráter de instituição social para o de organização social, de princípios sociais universais para o de objetivos particularistas. Nesse contexto, os novos professores enfrentam a problemática da profissionalização, em meio às contradições de um processo em que as condições de trabalho e demandas crescentes de produtividade científica atuam no sentido inverso ao de uma maior autonomia de trabalho. Incorporam o novo ethos acadêmico mesmo em meio a dificuldades e repercussões negativas sobre o seu trabalho e vida pessoal, assimilando os valores da nova sociabilidade produtiva.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-03-08
Cómo citar
ARAUJO, Glauco Ludwig. O CAMINHO CONTRADITÓRIO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE PARA A NOVA GERAÇÃO UNIVERSITÁRIA. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, Curitiba, v. 2, n. 2, p. 196–210, 2016. DOI: 10.21583/2447-4851.rbeo.2015.v2n2.51. Disponível em: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/51. Acesso em: 11 sep. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.