FAÇO SENTIDO; LOGO, APRENDO: AS PROPRIEDADES DO SENSEMAKING NA APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL

Adrianne Garcia, Ludmilla Meyer Montenegro

Resumo


Os estudos sobre sensemaking ainda têm atraído muitos pesquisadores, sobretudo nas pesquisas de paradigma interpretativista na área de estudos organizacionais. No tocante à Teoria da Aprendizagem Experiencial, Kolb (1984) sugere que as teorias racionalistas e outras teorias cognitivistas tendem a dar importância primordial à aquisição, manipulação e uso de símbolos abstratos, enquanto teorias comportamentais negam qualquer papel da consciência à experiência subjetiva no processo de aprendizado, o que tem levado à construção de uma imagem incompleta de como se dá a aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo contribuir para a construção dessa imagem, entendendo o lugar do sensemaking no processo de aprendizagem experiencial, tendo em vista que as propriedades do sensemaking guardam relação com a teoria Kolbiana.


Palavras-chave


Sensemaking. Aprendizagem Experiencial. Reflexividade.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTONELLO, C.S. Saberes no singular? Em discussão a falta fronteira entre aprendizagem formal e informal. Aprendizagem organizacional no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2011.

ANTONELLO, C. S.; GODOY, A. S. A encruzilhada da aprendizagem organizacional: uma visão multiparadigmática. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 14, n. 2, p. 310-332, mar./abr. 2010.

ARAÚJO, G.; SILVA, A.; LIMA, T.; BISPO, A. O desenvolvimento do pensamento reflexivo no curso de administração da universidade federal da paraíba. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.21, n. esp., p.149-176, jul./dez. 2013.

ARRUDA, F.; ROSSONI, L. Esquemas Interpretativos e Respostas Estratégicas de Pequenos Empreendimentos em Favelas Cariocas Pacificadas. In: ANPAD, 2015. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2015.

ASMUß, B. Strategy as Practice. The International Encyclopedia of Strategic Communication, p. 1-5, 2018.

BAUER, M. A. L.; MESQUITA, Z. As concepções de identidade e as relações entre indivíduos e organizações: um olhar sobre a realidade da agricultura ecológica. RAC-Eletrônica, v. 1, n. 1, p. 16-30. 2007.

BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. Construção Social da Realidade. Petrópolis: Vozes, 2010.

BROWN, A. D.; COLVILLE, I.; PYE, A. Making sense of sensemaking in organization studies. Organization Studies, v. 36, n. 2, p. 265-277, 2015.

BURRELL, G.; MORGAN, G. Sociological paradigms and organizational analisys. London: Heinemann, 1979.

CANABARRO, J.; SALVAGNI, J. Mulheres líderes: as desigualdades de gênero, carreira e família nas organizações de trabalho. Revista de Gestão e Secretariado, v. 6, n. 2, p. 88-110, 2015.

CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. Estilos de aprendizagem de Kolb e sua importância na educação. Journal of Learning Styles, v. 1, n. 1, 2008.

CHATMAN, J.; BELL, N.; STAW, B. The managed thought: The role of self-justification and impression management in organizacional setting. In Gioia, D.; Sims, H. The thinking organization: Dynamics of social cognition. CA: Jossey-Bass, p. 191-214. 1986.

CORNELISSEN, J. P.; SCHILDT, H. Sensemking in strategy as practice: a phenomenon or a perspective? In: SEIDL, D.; BAGOLUN, J.; VARA, E.; GOLSORKHI, D. (Eds.). Cambridge handbook on strategy as practice. 2. Ed. Oxford University Press, 2015, p.345-364.

CORREIA-LIMA, B. C.; RIGO, A. S.; SANTOS, M. E. P. D. Memória organizacional e construção de identidade local: uma análise da mobilização e organização social no Conjunto Palmeira. Administração Pública e Gestão Social, v. 8, n. 4, p. 235-246. 2016.

DAFT, R. L; WEICK, K. E. Toward a model of organizations as Interpretation systems. Academy of Management Review, v.9, n.2, p.284-295. 1984.

DAUDELIN, M. W. Learning from experience through reflection. Organizational Dynamics, v. 24, n.3, p. 36-49. 1996.

DECKER, C. A. Sensemaking in organizations. Human Resource Development Quarterly, v. 9, n. 2, p. 198, 1998.

DEWEY, J. Art as experience. 1. Ed. New York: Putnam, 1934.

DEWEY, J. Vida e Educação. 3. Ed. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1952.

DEWEY, J. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo. 4. ed. Tradução de Haydée Camargo Campos. São Paulo: Nacional, 1959.

DEWEY, J. Experiência e Educação. 2. Ed. São Paulo: Editora Nacional, 1976.

DEWEY, J. Democracia e Educação: Introdução à Filosofia da Educação. 4. Ed. São Paulo: Editora Nacional, 1979.

EINOLA, S.; KOHTAMÄKI, M.; PARIDA, V.; WINCENT, J. Retrospective relational sensemaking in R&D offshoring. Industrial Marketing Management, 63, 205-216, 2017.

GIDDENS, A. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

GIOIA, D.; CHITTIPEDDI, K. Sensemaking and sensegiving in strategic change initiation. Strategic Management Journal, v. 12. 1991.

GIOIA, D..; MEHRA, A. Sensemaking in organizations-Weick, KE. 1996.

GRAND, S.; ARX, W.; RÜEGG-STÜRM, J. Constructivist paradigms: implications for strategy-as-practice research. In: GOLSORKHI, D. et al; (2 Ed.). The Cambridge Handbook on Strategy as Practice. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2015. p. 129-151.

GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. 8 ed. Petrópolis, Vozes, 1999.

HATTON, N.; SMITH, D. Reflection in teacher education: Towards definition and implementation, Teaching and Teacher Education, v. 11, n. 1, p. 33-49, jan. 1995.

HILDEN, S.; TIKKAMÄKI, K. Reflective practice as a fuel for organizational learning. Administrative sciences, n. 3, v. 3, p. 76-95, 2013.

HOYRUP, S. Reflection as a core process in organisational learning. Journal of Workplace Learning, v. 7-8, n. 16, p. 442-454. 2004.

JALONEN, K.; SCHILDT, H.; VAARA, E. Strategic concepts as micro‐level tools in strategic sensemaking. Strategic Management Journal, v. 39, n. 10, p. 2794-2826, 2018.

JARZABKOWSKI, P.; SPEE, A. Strategy‐as‐practice: A review and future directions for the field. International journal of management reviews, v. 11, n. 1, p. 69-95, 2009.

JEONG, HS; BROWER, R.. Extending the present understanding of organizational sensemaking: Three stages and three contexts. Administration & Society, v. 40, n. 3, p. 223-252, 2008.

JORDI, R. Reframing the concept of reflection: Consciousness, experiential learning, and reflective learning practices. Adult Education Quarterly, 0741713610380439, 2010.

GOMES, J. O.; FANTINEL, L. D.; PALASSI, M. P.; SILVA, A. R. L. Identificação e alteridade na identidade organizacional de uma organização pública. Administração Pública e Gestão Social, v. 8, n. 4, 2016.

KOLB, D. A. Management and the Learning Process. California Management Review, v.38, n.3, p.21-31, Spring, 1976.

KOLB, D. A. Experiential learning: experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice Hall, 1984.

KONAK, A.; CLARK, T. K.; NASEREDDIN, M. Using Kolb's Experiential Learning Cycle to improve student learning in virtual computer laboratories. Computers & Education, v. 72, p. 11-22, 2014.

KUZNETSOV, A; KUZNETSOVA, O. Building professional discourse in emerging markets: Language, context and the challenge of sensemaking. Journal of International Business Studies, v. 45, n. 5, p. 583-599, 2014.

LI, M.; ARMSTRONG, S. J. The relationship between Kolb's experiential learning styles and Big Five personality traits in international managers. Personality and Individual Differences, v. 86, p. 422-426, 2015.

LOUIS, M. Suprise and Sensemaking: What Newcomers Experience Entering Unfamiliar Organizational Settings. Administrative Science Quarterly, p.226-251. 1980.

MACHADO-DA-SILVA, C.; FERNANDES, B. H. R. O impacto da internacionalização nos esquemas interpretativos dos dirigentes do Banco Bamerindus. Revista de Administração de Empresas, v. 39, n. 1, p. 14-24. 1999.

MACHADO-DA-SILVA.; C.; FONSECA, V.; CRUBELLATE, J. M. Estrutura, agência e interpretação: elementos para uma abordagem recursiva do processo de institucionalização. Revista de Administração Contemporânea, 1ª ed. esp., v. 9, p. 9-39. 2005.

MACLEAN, M.; HARVEY, C.; CHIA, R. Sensemaking, storytelling and the legitimization of elite business careers. Human Relations, v. 65, n.1, p. 17-40, 2012a.

MAGALA, S. J. Book Review Essay: Karl E. Weick: Sensemaking in Organizations: 1995, London: Sage. 231 pages. Organization Studies, v. 18, n. 2, p. 317-338, 1997.

MAITLIS, S.; CHRISTIANSON, M.; Sensemaking in Organizations: Taking Stock and Moving Forward. The Academy of Management Annals, v. 8, n. 1, p. 57-125, jan. 2014.

MARCOLINO, T. Q.; MIZUKAMI, M.G.N. Narratives, reflective processes and professional practice: contributions towards research and training. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.12, n.26, p.541-7, jul./set. 2008.

MARSICK, V. Experience-based learning: executive learning outside the classroom. Journal of Management Development, v. 9, n. 4, p. 50-60, 1990.

MCGILL, I.; BROCKBANK, A. The Action Learning Handbook: Powerfull Tecniques for education, professional development and training. RoutledgeFalmer. New York, 2004.

MCKINNEY, E. Using Kolb's Experiential Learning Cycle to lead students in learning about sewable circuits. 2017.

MEZIROW, J. Learning as transformation: critical perspectives on a theory in progress. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2000.

MILLS, J. H.; THURLOW, A.; MILLS, A. J. Making sense of sensemaking: the critical sensemaking approach. Qualitative Research in Organizations and Management: An International Journal, v. 5, n. 2, p. 182-195, 2010.

MILLS, J. H.; WEATHERBEE, T. G. Hurricanes hardly happen: Sensemaking as a framework for understanding organizational disasters. Culture and Organization, v. 12, n. 3, p. 265-279, 2006.

MINTZBERG, Henry. The design school: reconsidering the basic premises of strategic management. Strategic management journal, v. 11, n. 3, p. 171-195, 1990.

MONTEIRO, D. F. B.; PEREIRA, V. F.; OLIVEIRA, L. L.; LIMA, O. P.; CARRIERI, A. P. O Trabalho Sujo com a Morte: o Estigma e a Identidade no Ofício de Coveiro. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 6, n. 1, p. 77-98, 2017.

MONTENEGRO, L. M. Construção de sentidos (sensemaking) em práticas de um processo estratégico: Um estudo comparativo em duas instituições de ensino superior do Estado do Paraná. 207f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

MONTENEGRO, L. M.; CASALI, A. O Modelo de Organizing de Karl Weick e sua Ênfase na Comunicação. In: Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD, n. 5, p. 01-14, 2008.

MOON, J. A. Reflection in learning and professional development: Theory and practice. Routledge, 2013.

MOORHOUSE, N.; JUNG, T. Augmented reality to enhance the learning experience in cultural heritage tourism: An experiential learning cycle perspective. eReview of Tourism Research, v. 8, 2017.

MORRIS, T. H. Experiential learning–a systematic review and revision of Kolb’s model. Interactive Learning Environments, p. 1-14, 2019.

MOTA-SANTOS, C.; CARVALHO NETO, A.; OLIVEIRA, P.; ANDRADE, J. Reforçando a contribuição social de gênero: a servidora pública qualificada versus a executiva. Revista de Administração Pública, v. 53, n. 1, p. 101-123, 2019.

MOURA, R. G.; NASCIMENTO, R. P.; BARROS, D. F. O Problema Não É Ser Gay, É Ser Feminino: O Gay Afeminado E As Organizações. Farol-Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, v. 4, n. 11, p. 1478-1541, 2017.

MUNCK, L. Gestão da sustentabilidade em contexto organizacional: Integrando sensemaking, narrativas e processo decisório estratégico. Organizações & Sociedade, v. 22, n. 75, p. 521-538, 2015.

NICOLINI, A. Qual será o futuro das fábricas de administradores? RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 43, n. 2, p. 44-54. 2003.

O'CONNELL, D. Sensemaking in organizations. Administrative Science Quarterly, v. 43, n. 1, p. 205, 1998.

PEKKOLA, S.; HILDÉN, S; RÄMÖ, J. A maturity model for evaluating an organisation’s reflective practices. Measuring Business Excellence, v. 19, n. 4, p. 17-29, 2015.

PEREIRA, B.; LOBLER. M.; SIMONETTO, E. Análise dos modelos de tomada de decisão sob o enfoque cognitivo. Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, v.3, n.2, p. 260-268, mai./ago. 2010.

PIMENTEL, Alessandra. A teoria da aprendizagem experiencial como alicerce de estudos sobre desenvolvimento profissional. Estudos de psicologia, v. 12, n. 2, 2007.

PIMENTEL, T. D.; CARRIERI, A. P. A espacialidade na construção da identidade. Cadernos EBAPE.BR, v. 9, n. 1, art. 1, p. 1-21. 2011.

POLANYI, M. The logic of tacit inference. The Journal of The Royal Institute of Philosophy, Cambridge, v. 41, n. 155, p. 1-18, jan. 1966.

POORE, J. A.; CULLEN, D. L.; SCHAAR, G. L. Simulation-based interprofessional education guided by Kolb's experiential learning theory. Clinical Simulation in Nursing, v. 10, n. 5, p. e241-e247, 2014.

POSSAS, M. de C; MEDEIROS, C. R. de O. SENSEMAKING EM CENA: COMPREENDENDO A CRIAÇÃO DE SENTIDO NO GRUPO GALPÃO DE TEATRO. Gestão & Planejamento-G&P, v. 17, n. 2, 2016.

PULLEN, A. THANEM, T.; TYLER, M.; WALLENBERG, L. Sexual politics, organizational practices: Interrogating queer theory, work and organization. Gender, Work and Organization, v. 23, n. 1, p. 1-6, 2016.

RAELIN, J. Public reflection as a basis of learning. Management Learning, v.32, n.1, p. 11-30. 2001.

REIS, D. O papel da reflexão na aprendizagem organizacional. 2007. 260 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.

ROBICHAUD, D.; GIROUX, H; TAYLOR, J. R. The metaconversation: The recursive property of language as a key to organizing. Academy of Management Review, v. 29, n. 4, p. 617-634, 2004.

ROGLIO, K. D. O executivo reflexivo: arquiteto e facilitador de novas configurações organizacionais. 275 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

ROULEAU, L; BALOGUN, J. Middle managers, strategic sensemaking, and discursive competence. Journal of Management studies, v. 48, n. 5, p. 953-983, 2011.

RUMENS, N.; SOUZA, E. M.; BREWIS, J. Queering queer theory in management and organization studies: notes toward queering heterosexuality. Organization Studies, v. 40, n. 4, p. 593-612, 2019.

SANDBERG, J.; TSOUKAS, H. Making sense of the sensemaking perspective: Its constituents, limitations, and opportunities for further development. Journal of Organizational Behavior, v. 36, n. S1, p. S6-S32, 2015.

SANTOS, F. P.; DAVEL, E. Gestão de Equipamentos Culturais e Identidade Territorial: Potencialidades e Desafios. Pensamento & Realidade, v. 33, n. 1, p. 109-134, 2018.

SARAIVA, L.; CARRIERI, A; SOARES, A. Territorialidade e identidade nas organizações: o caso do Mercado Central de Belo Horizonte. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 15, n. 2, p. 97-126, 2014.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SEIBERT, K. W.; DAUDELIN, M.W. The role of reflection in managerial learning: theory, research and practive. Westport – London: Quorum, 1999.

SILVA, A. D. Como os gerentes aprendem?. São Paulo: Saraiva, 2009.

SILVA, A. G. C. A reflexividade e a aprendizagem no processo de sensemaking de práticas estratégicas: estudo de casos múltiplos em empresas juniores de Sergipe. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, p.205. 2018.

SILVA, E. R.; LARENTIS, F.; ZANANDRÉA, G. Reflexão e Experiência: Elos para Storytelling e Aprendizagem Organizacional. Revista de Administração FACES Journal, v. 18, n. 1, p. 91-110, 2019.

SILVA, A. B.; ARAÚJO, G. D.; CARRAZZONI, M. D. O Processo de Reflexão no Contexto da Ação: A Percepção de Executivos e Empreendedores. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 9, n. 3, p. 154-181. 2016.

SOARES NETO, A. Aprendizagem de auditores fiscais no contexto da prática profissional. 2010. 166f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.

SOUZA, E. M. A teoria queer e os estudos organizacionais: revisando conceitos sobre identidade. RAC-Revista de Administração Contemporânea, v. 21, n. 3, p. 308-326, 2017.

SNOWDEN, D. Naturalizing sensemaking. Informed by knowledge: Expert performance in complex situations, 223-234, 2010.

STARBUCK, W., MILLIKEN, F. Executives' perceptual filters; what they notice and how they make sense. In Executive Effect: Concepts and Methods for Studying Top Managers, ed. D. Hambrick. Greenwich, Conn: JAI In press, 1988.

STEIN, E. W. Organizational Memory: review of concepts and recommendations for management. International Journal of Information Management, v.15, n. 1, p. 17-32. 1995.

SCHWANDT, D. R. When managers become philosophers: Integrating learning with sensemaking. Academy of Management Learning & Education, v. 4, n. 2, p. 176-192, 2005.

TAYLOR, J. R.; VAN EVERY, E. J. The situated organization: Case studies in the pragmatics of communication research. Routledge, 2010.

TEIXEIRA, J. C.; SARAIVA, L. A. S; CARRIERI, A. P. Os lugares das empregadas domésticas. Organizações & Sociedade, v. 22, n. 72, p. 161-178, 2015.

THOMPSON, E. Mind in life. MA: Harvard University Press, Cambridge. 2007.

TOMKINS, L.; ULUS, E. ‘Oh, was that “experiential learning”?!’Spaces, synergies and surprises with Kolb’s learning cycle. Management Learning, v. 47, n. 2, p. 158-178, 2016.

VAARA, E.; WHITTINGTON, R. Strategy-as-practice: Taking social practices seriously. The Academy of Management Annals, v. 6, n. 1, p. 285-336, 2012.

VILLARDI; B.; VERGARA, S. Implicações da Aprendizagem Experiencial e da reflexão pública para o ensino de pesquisa qualitativa e a formação de mestres em administração. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 5, p. 794- 814. 2011.

WEICK, K. E. A Psicologia Social da Organização. São Paulo: Edgar Blucher: EDUSP. 1973.

WEICK, K. The Social Psychology of Organizing. 2 ed. Massachusetts: Addison-Wesley. 1979.

WEICK, K. E. Sensemaking in organizations. Thousand Oaks: Sage Publications. 1995.

WEICK, K; SUTCLIFFE, M.; OBSTFELD, D. Organizing and the Process of Sensemaking. Organization Science, v. 16, n. 4, jun/aug. 2005.

WHITTINGTON, R. Completing the practice turn in strategy research. Organization studies, v. 27, n. 5, p. 613-634, 2006.




DOI: https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n3.242

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

 

 

DOI 10.21583 

eISSN: 2447-4851

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia