COLETIVOS MIDIATIVISTAS E FACEBOOK: FORMAS DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA ENTRE RUAS E PLATAFORMAS DIGITAIS

Marcelo Castañeda

Resumo


O objetivo do artigo é entender práticas desempenhadas por coletivos midiativistas com plataformas digitais caracterizando formas de organização política. A metodologia é qualitativa, com realização de observação participante e entrevistas em profundidade. Os conceitos de burocracia, plataformas digitais e movimentos sociais em rede constituem uma lente interpretativa da estrutura organizacional dos coletivos. Como resultados: a organização dos coletivos midiativistas estrutura suas práticas e é estruturada por elas; existem duas formas de organização, com e sem uma burocracia flexível; o coletivo midiativista que se estrutura com essa forma de burocracia concentrou ações. A conclusão apresenta limites e possibilidades de organização dos coletivos midiativistas com o Facebook quando este traz novas possibilidades de contrapoder e estabelece novos controles, gerando um paradoxo.


Palavras-chave


Organização política; Burocracia; Plataformas digitais; Midiativismo; Facebook.

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DOI: https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2022.v9n2.444

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