Representações do simbólico religioso no consumo de artigos católicos na cidade de Ituiutaba/MG

Auteurs-es

  • Veridiane Rodrigues da Silveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Alessandro Gomes Enoque Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Alex Fernando Borges Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI :

https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n3.201

Mots-clés :

Artigos Religiosos, Consumo, Ituiutaba/MG

Résumé

O presente estudo teve por objetivo estudar as representações do simbólico religioso no consumo dos artigos católicos sob a perspectiva dos representantes das igrejas católicas (padres), os consumidores de artigos católicos e o gestor de uma empresa que comercializa tais produtos na cidade de Ituiutaba-MG. Este trabalho faz-se relevante por estudar os motivos que levam as pessoas a adquirirem tais produtos, que, de uma forma geral, lida com a fé das pessoas. O estudo se caracteriza por ter uma abordagem qualitativa, onde foi realizada uma pesquisa de campo com a aplicação de entrevistas semiestruturadas com os indivíduos citados, no período de agosto a outubro do ano de 2017. E como técnica para estudar as informações levantadas, foi utilizada a análise de discurso. Foi tido que, o consumo de artigos religiosos não segue um padrão determinado de consumo, ou seja, as pessoas quando desejam realizar compras, não se baseiam no valor, e sim, no significado do bem a ser consumido. E que, ao consumir artigos católicos, eles acabam por propagar a sua fé perante os demais religiosos.

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Bibliographies de l'auteur-e

Veridiane Rodrigues da Silveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Alessandro Gomes Enoque, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP/PONTAL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-Doutor em Sciences Humaines pela École des Sciences de la Gestion (ESQ) da Université du Québec à Montréal (UQAM). Doutor em Ciências Humanas (Sociologia e Ciência Política) pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG). Mestre em Administração de Empresas (Área de Concentração: Organizações e Recursos Humanos) pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE/UFMG).

Alex Fernando Borges, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA).  Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios (PPGA/FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publié-e

2019-12-31

Comment citer

DA SILVEIRA, Veridiane Rodrigues; ENOQUE, Alessandro Gomes; BORGES, Alex Fernando. Representações do simbólico religioso no consumo de artigos católicos na cidade de Ituiutaba/MG. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, Curitiba, v. 6, n. 3, p. 546–572, 2019. DOI: 10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n3.201. Disponível em: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/201. Acesso em: 26 août. 2025.