DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA: TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER NOS ESPAÇOS ORGANIZACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2020.v7n2.345

Palavras-chave:

Controvérsias paradigmáticas, Campos científico/organizacional, Treinamento e desenvolvimento, Educação corporativa.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a concepção de educação corporativa (EC) como um modelo emergente frente aos tradicionais processos de treinamento e desenvolvimento (T&D) nos espaços organizacionais. Para tanto, os fios discursivos conceituais de alguns autores foram tecidos, relacionando transições e controvérsias paradigmáticas na construção do saber nos campos científicos e nos espaços organizacionais. O debate proposto articula as noções de modernidade e pós-modernidade no campo acadêmico, conectando-as com os conceitos e as práticas nos modelos destacados de construção do saber nos espaços organizacionais. Discutimos argumentos que sustentam a EC como sistema com status de novo paradigma de desenvolvimento de trabalhadores. Enfatizamos a importância de compreender os sentidos e (res)significações do saber na concepção de “educação” em espaços organizacionais.

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Biografia do Autor

Anicleide Pereira Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Mestre em Educação, especialista em Controladoria e graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente trabalha como Administradora na Universidade Federal de Sergipe. Áreas atuais de interesse de pesquisa são educação corporativa, estudos organizacionais, gestão de pessoas e análise crítica do discurso.

Florence Cavalcanti Heber Pedreira Freitas, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia Graduação em Sociologia na Universidade Federal da Bahia com estágio na Universite de Paris XII (Paris-Val-de-Marne) e no Institut des Hautes Études sur la Amerique Latine. Atualmente é professora associada II e pesquisadora na Universidade Federal de Sergipe no Programa de Pós graduação em Administração (mestrados acadêmico e profissional) e docente colaboradora no Núcleo de Pós Graduação da Universidade Federal da Bahia.

Izabel Silva Souza D’Ambrosio, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduada em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Sergipe, Brasil. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Sua tese estuda o desenvolvimento da habilidade oral na Língua Inglesa através de interfaces tecnológicas. Área de interesse de pesquisa é Linguística e Tecnologia Digital. Trabalha como professora de inglês na Educação Básica – Secretaria de Educação do Estado de Sersipe.

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Publicado

2020-10-07

Como Citar

SILVA, Anicleide Pereira; FREITAS, Florence Cavalcanti Heber Pedreira; D’AMBROSIO, Izabel Silva Souza. DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA: TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER NOS ESPAÇOS ORGANIZACIONAIS. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, Curitiba, v. 7, n. 2, p. 425–460, 2020. DOI: 10.21583/2447-4851.rbeo.2020.v7n2.345. Disponível em: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/345. Acesso em: 17 set. 2025.