EMPRESAS FAMILIARES: UM ESTUDO SOBRE SUCESSÃO E CONTINUIDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n1.152

Palabras clave:

Sucessão familiar, Processo sucessório, Empresas familiares, Continuidade de empresas familiares.

Resumen

O artigo teve como objetivo analisar qual a expectativa dos gestores e sucessores de empresas familiares com relação ao processo de sucessão e a continuidade do negócio na cidade de Caxias do Sul/RS. O estudo teve abordagem qualitativa, o qual foram utilizadas entrevistas com gestores e sucessores de empresas familiares, analisadas através da análise de conteúdo com auxílio de software. Os resultados mostram que, para os sucessores, será um desafio comandar a empresa da família, porém o preparo, desde cedo, e a vontade de dar continuidade ao negócio ajudará na obtenção dos resultados esperados pelos sucedidos. Verificou-se que a sucessão vem sendo planejada com auxílio de consultores, mesmo se tratando de microempresas, e que empresas familiares acabam sendo descontinuadas por motivos como conflitos internos entre familiares, resistência por parte dos atuais gestores, além do desinteresse dos herdeiros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elias Rubens Piccoli, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Graduado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS com bolsa FAPERGS/CAPES. Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade - NIES. Tem experiência na gestão estratégica no varejo. Tem experiência no setor bancário. Tem interesse na docência para os cursos de Administração e Marketing.

Cassiane Chais, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutoranda em Administração na Universidade de Caxias do Sul com Bolsa PROSUC/CAPES. Doutorado com período sanduíche no Tecnológico de Monterrey em Monterrey no México, como bolsista PDSE/CAPES. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul com Bolsa TAXA/CAPES, linha de pesquisa: Inovação e competitividade. Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo, com bolsa PROUNI. Pre Intermediate English pela Malvern House-Londres-Inglaterra. Atua como Pesquisadora no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Atua como avaliadora de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais.

Paula Patricia Ganzer, Faculdade CNEC - Farroupilha

Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul. Professora e Coordenadora do Curso de Administração de Empresas na Faculdade CNEC.

Daniel Hank Miri, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Possui graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2017) e formação no curso superior de curta duração em Gestão de Pessoas pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos como produção, materiais e principalmente recursos humanos. Atuou em empresas dos segmentos moveleiro, metalúrgico e postos de serviços. Atualmente é bolsista PROSUC/CAPES no curso de Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul, na linha de Inovação e Competitividade 

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS. 

Citas

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal. Edições 70, LDA, 2006.

BORNHOLDT, W. Governança na empresa familiar: implementação e prática. Porto Alegre: Bookman, 2014.

BOZER, G.; LEVIN, L.; SANTORA, J. C. Succession in family business: multi-source perspectives. Journal of Small Business and Enterprise Development, v. 24, n. 4, p. 753-774, 2017.

CRESWELL, J. W. Pesquisa de métodos mistos. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

DE VRIES, M. F. R. K.; CARLOCK, R. S.; FLORENT-TREACY, E. A empresa familiar no divã: uma perspectiva psicológica. Porto Alegre: Bookman, 2009.

DIAS, R. Cultura organizacional: construção, consolidação e mudanças. São Paulo: Atlas, 2013.

DONNELLEY, Robert G. The family business. Harvard Business Review, v. 42, n. 4, p. 93-105, 1964.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2004.

FLORES JÚNIOR, J. E. Sucessão em empresas familiares: dilemas de pais e filhos. Porto Alegre, 2010. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/18689>. Acesso em: 04 mar. 2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GONÇALVES, J. S. de C. Patrimônio, família e empresa – Um estudo sobre a transformação no mundo da economia empresarial. 1. ed. São Paulo: Negócio Editora, 2000.

HELIN, J.; JABRI, M. Family business succession in dialogue: The case of differing backgrounds and views. International Small Business Journal, v. 34, n. 4, p. 487-505, 2016.

KUGELMEIER, W. Ser empresário no Brasil vale a pena? Depende, 2013. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/ser-empresario-no-brasil-vale-a-pena-depende/73093/>. Acesso em: 21 de mar. 2017.

LODI, J. B. A ética na empresa familiar. São Paulo: Pioneira, 1994.

MACEDO, J. F. de. Sucessão na empresa familiar: teoria e prática. São Paulo: Nobel, 2009.

MANZINI, E. J. Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um Programa de Pós-Graduação em educação. Revista Percurso, p. 149-171, 2012.

MARCATTI, L. EXAME. Revista EXAME. Editora abril, 2016. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/pme/como-evitar-conflito-com-os-filhos-numa-empresa- familiar/>. Acesso em: 04 mar. 2017.

OLIVEIRA, D. de P. R. de. Empresa familiar: como fortalecer o empreendimento e otimizar o processo decisório. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SAMEI, H; FEYZBAKHSH, A. The Effect of Mentoring on Successor Nurturing in Family Businesses. The Journal of Entrepreneurship, v. 25, n. 2, p. 211-231, 2016.

SCHLEPPHORST, S.; MOOG, P. Left in the dark: Family successors’ requirement profiles in the family business succession process. Journal of family business strategy, v. 5, n. 4, p. 358-371, 2014.

SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. 2013. Disponível em: <http://www.sebrae-sc.com.br/newart/default.asp?materia=10410>. Acesso em: 19 set. 2016.

TONDO, C. Desenvolvendo a empresa familiar e a família empresária. 2. ed. Porto

Alegre: Sulina, 2014.

WERNER, R. A. Família & Negócios: um caminho para o sucesso. Barueri: Editora Manole, 2004.

ZHAO, J. et al. How does an intra-family succession effect strategic change and performance in China’s family firms?. Asia Pacific Journal of Management, p. 1-27, 2018.

Publicado

2019-05-02

Cómo citar

PICCOLI, Elias Rubens; MATTE, Juliana; CHAIS, Cassiane; GANZER, Paula Patricia; MIRI, Daniel Hank; OLEA, Pelayo Munhoz. EMPRESAS FAMILIARES: UM ESTUDO SOBRE SUCESSÃO E CONTINUIDADE. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 237–268, 2019. DOI: 10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n1.152. Disponível em: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/152. Acesso em: 28 ago. 2025.