RELAÇÕES ENTRE RACIONALIDADES NA GESTÃO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) EM CURITIBA

Elizeu Barroso Alves, Samir Adamoglu de Oliveira

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar como ocorre a relação entre a racionalidade instrumental e a racionalidade substantiva na prática discursiva organizacional. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, com delineamento descritivo e estudo de caso em uma IES da cidade de Curitiba (PR), seguindo corte seccional, com dados coletados através de entrevistas, triangulados com observação participante e análise documental. Verificou-se a ocorrência de que tais racionalidades coexistem, ­­se intricando em conflitos. Evidencia-se como o poder pode – e é usado – para conter, silenciar, gerenciar ou controlar tais conflitos de ações racionais. Conclui-se que tal relação ocorre de maneira a fazer coexistir as duas racionalidades; porém, o uso de poder simbólico ocorre para garantir a solução de conflitos racionais de modo a fazer com que a razão instrumental seja mascarada, dando a falsa sensação de uma inclinação para a razão substantiva, por meio de práticas discursivas.


Palavras-chave


Racionalidades; Aspectos Valorativos Educacionais; Poder Simbólico; Discurso; Gestão Organizacional de IES

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DOI: https://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n1.181

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